A associação FIAPAL – Fórum da Indústria Automóvel de Palmela celebra, no dia 23 de junho, doze anos de existência. Uma data que convida a refletir sobre o papel fundamental que esta estrutura tem desempenhado, na promoção do desenvolvimento da indústria automóvel da região de Palmela, no espírito de solidariedade e entreajuda entre todos os associados.

Criado em 2003, na sequência dos encontros temáticos sobre a indústria automóvel, que resultaram do “Fórum Palmela”, em 2000, o Fórum da Indústria Automóvel de Palmela constitui-se como uma Associação de Desenvolvimento Económico, que associa entidades públicas e privadas, bem como empresas, principalmente, PME da região.

Ao longo de mais de uma década, o FIAPAL tem vindo a afirmar-se como agente mobilizador do desenvolvimento, prosseguindo objetivos de promoção e consolidação do cluster da indústria automóvel de Palmela, aos níveis nacional e internacional.

Do extenso portfolio de ações e projetos desenvolvidos, destacam-se a elaboração do Dossiê do Investidor da Região, o Programa Valtec, a participação no projeto europeu Periphéria, a iniciativa “Posicionar Palmela na Europa e no Mundo – Uma região de Excelência na Indústria Automóvel”, a Feira de Empreendedorismo e o FIAPAL Living Lab, além de diversos almoços-debate e sessões de esclarecimento sobre temas de interesse para o setor. Sublinhe-se, ainda, o projeto I-CAR-O (Innovation Car Opportunity), que apostou na construção e difusão de estratégias regionais inovadoras, para fazer face às mudanças económicas e reestruturação no setor automóvel, permitindo manter os níveis de competitividade e emprego. O projeto foi desenvolvido em parceria com as regiões de Navarra (Espanha) e Basilicata (Itália) e com a AERSET, o Centro de Inovação Inteli e o Município de Palmela.

Os 12 anos do FIAPAL serão assinalados durante o almoço-debate “O sistema de incentivos do Portugal 2020 para as empresas”, com o Eng.o José Vale, do IAPMEI, evento a decorrer no dia 25 de junho, na Casa da Baía, em Setúbal.

Partilhe esta notícia