No âmbito das comemorações do mês sénior, no dia 8 de outubro, às 17h30, terá lugar a cerimónia de receção aos alunos e professores, na Sala Multiusos da Universidade Sénior. A tomada de posse da equipa reitoral marca o evento.

José Francisco dos Santos tomará posse como reitor. José Manuel Pedroso da Silva e João Barbosa, ambos, professores na universidade sénior, assumem os cargos de vice-reitores.

O novo reitor da Universidade Sénior nasceu em 1935 na cidade de Portimão. Vive no Montijo desde 1963. Casado, pai de dois filhos e avô de cinco netos. Desde 1963 e até 19 de outubro de 2017 dividiu o seu percurso de vida como professor do ensino secundário e autarca. No passado dia 14 de setembro José Francisco dos Santos foi homenageado pela Junta de Freguesia da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro com a Distinção de Mérito – Barca Aldegalega e o presidente da ANAFRE, Pedro Cegonho, entregou ao homenageado o Pin de Ouro, a mais alta distinção atribuída pela Associação Nacional das Freguesias.

A cerimónia contará também com um apontamento musical do professor António Bravo.

   A Universidade Sénior do Montijo tem, na sua génese, uma parceria com a UNISETI tendo-se constituído como um pólo daquela Universidade de Setúbal. Em 2016, dez anos passados sobre a sua instalação, a Universidade Sénior autonomizou-se. Hoje, conta com mais de 30 professores e mais de uma centena de inscrições (que ainda estão a decorrer).

   A Universidade Sénior tem crescido em número de alunos e professores voluntários e em disciplinas e atividades extracurriculares, como ateliers, seminários, aulas abertas, visitas de estudo e ainda grupos de natureza cultural e artística, como o Grupo de Teatro Sem Limites, a Tuna ou o grupo musical Tempos e Contratempos. Paralelamente, realizam intercâmbios com outros projetos de envelhecimento ativo do Concelho e de outros locais do País, colaborações com a comunidade escolar e atividades com associações, aumentando o nível de integração e intervenção social.

Fonte: CMMontijo

Partilhe esta notícia