O Barreiro Stara Zagora vai organizar o Torneio Futebol de Praia Barreiro 2015 nos próximos dias 9, 10 e 16 de maio. A prova foi apresentada nesta quinta-feira, numa cerimónia que contou com a presença de Nuno Belchior que apadrinha a competição.

O camisola 10 da seleção das quinas, conhecido e reconhecido pela aptidão para jogar na areia, os golos e os remates acrobáticos, admitiu que o Torneio é um “sonho tornado realidade” e, por isso, aceitou de imediato o convite para apadrinhar a competição.

“É com muito orgulho que vejo nascer na minha terra um campo de futebol de praia, o que possibilitará, certamente, o aparecimento de novos jogadores e novos clubes e, sobretudo, fará com que esta modalidade tenha cada vez mais força em Portugal”, sublinhou o atleta.

Já Ricardo Cabrita, presidente do Barreiro Stara Zagora FC, destacou que “o torneio não é um ato isolado” no projeto do mais recente emblema da cidade do Barreiro, revelando, em primeira mão, que o clube vai competir este ano, pela primeira vez, no Campeonato Nacional de Futebol de Praia, com um grande e difícil objetivo: subir de divisão.

“Quando criámos este projeto não existiam duas divisões e o nosso objetivo era estarmos entre os grandes da modalidade, mas, infelizmente para nós e felizmente para a modalidade, este ano existem duas divisões e, por isso, queremos subir de divisão para conseguirmos jogar contra os grandes clubes e os grandes jogadores”, justificou.

Pedro Dias, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, não escondeu o entusiasmo de ver nascer mais uma infraestrutura destinada à prática do futebol de praia em Portugal, no ano em que o país acolhe a organização do Campeonato do Mundo de Futebol de Praia, que vai disputar-se de 9 a 19 de julho, em Espinho.

“É com grande satisfação que assistimos ao aparecimento de novas infraestruturas, para nós pudermos aumentar a oferta desportiva, ter mais clubes e mais praticantes de futebol de praia”, realçou o responsável da FPF.

Refira-se que, o campo tem uma dimensão de 28 metros de largura por 37 de comprimento e a infraestrutura, na sua totalidade, ocupa uma área de cerca de 1430m2. Haverá, ainda, uma bancada para 72 espectadores.

Em relação ao Campeonato Nacional de Futebol de Praia, Pedro Dias adiantou que estão, atualmente, mais de 33 clubes inscritos para participarem na competição, oito na divisão de Elite e 25 na divisão Nacional, destacando que “os números espelham que a modalidade tem uma procura significativa”.

Sousa Marques, presidente da Associação Futebol de Setúbal, enalteceu as condições ímpares do distrito de Setúbal para o desenvolvimento da modalidade.

“Estamos num distrito com condições naturais para a prática da modalidade, temos matéria-prima, temos clubes interessados no desenvolvimento da modalidade e é este o caminho que queremos trilhar”, sublinhou Sousa Marques, assegurando que “à semelhança do que aconteceu com o futsal, o futebol de praia é mais uma modalidade do futebol que tem um potencial de crescimento muito grande”.

Carlos Humberto, por sua vez, explicou que a criação do novo campo de futebol de praia está inserida na estratégia da autarquia que pretende dotar o concelho de novas infraestruturas desportivas.

O edil recordou que recentemente foi inaugurada uma pista de skate, no Parque da Cidade – o Boobie Trap DIY –, e que encontra-se em processo de reconstrução o Polidesportivo da Penalva.

Durante este ano, o município espera ainda, de acordo com Carlos Humberto, colocar à disposição da população um módulo de pista de atletismo.

 

Calendário do Torneio:

Grupo 1

Grab and Go

Playsand

Borussia d’outro mundo

Keylift Lda / Tasca do Cowboy

 

Grupo 2

FC União e Força

Churrasqueira da Recosta Gestifacil

FCB Veteranos

GRD Palhais

 

Sábado, 9 maio

09h00 – Grab and Go Vs Playsand

10h30 – FC União e Força Vs Churrasqueira da Recosta Gestifacil

12h00 – Borussia d’outro mundo Vs Keylift Lda / Tasca do Cowboy

15h30 – FCB Veteranos Vs G.R.D. Palhais

17h00 – Grab and Go Vs Borussia d’outro mundo

18h30 – FC União e Força Vs FCB Veteranos

 

Domingo, 10 maio

09h00 – Playsand Vs Keylift Lda / Tasca do Cowboy

10h30 – Churrasqueira da Recosta Gestifacil Vs G.R.D. Palhais

12h00 – Borussia d’outro mundo Vs Playsand

15h30 – FCB Veteranos Vs Churrasqueira da Recosta Gestifacil

17h00 – Grab and Go Vs Keylift Lda / Tasca do Cowboy

18h30 – FC União e Força Vs GRD Palhais

 

Sábado, 16 maio

10h00 – Meia-final – 1º Grupo 1 Vs 2º Grupo 2

11h30 – Meia-final – 1º Grupo 2 Vs 2º Grupo 1

16h00 – 3º e 4º

17h30 – Final