A aicep Global Parques e a Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) assinaram hoje, dia 14 de abril, um Acordo de Colaboração no âmbito da plataforma Global Find, da responsabilidade da aicep Global Parques, com a finalidade de enriquecer a plataforma em ambiente web, com dados sobre infraestruturas de âmbito cultural licenciadas pela IGAC.

O Acordo de Colaboração estabelecido entre as duas entidades foi assinado pelo Presidente da Comissão Executiva da aicep Global Parques, Francisco Mendes Palma, e pelo Inspetor-geral das Atividades Culturais, Luís Silveira Botelho, e visa, por um lado, enriquecer a plataforma Global Find com dados sobre infraestruturas de âmbito cultural licenciadas pela IGAC e, por outro, permitir à IGAC a divulgação e promoção junto do público em geral de informação sobre os recintos fixos de espetáculos de natureza artística, possibilitando a sua visualização em mapa e associando-lhe informação de caraterização.

A plataforma Global Find foi desenvolvida pela aicep Global Parques e é uma ferramenta de base web de apoio ao investidor que, através da resposta a um conjunto de critérios de pesquisa, permite localizar espaços para instalação de novas unidades empresariais em Portugal Continental. O Global Find está disponível para qualquer utilizador na página da internet www.globalparques.pt e permite visualizar um conjunto de informação sobre pontos de interesse para a atividade empresarial.

A esta informação junta-se agora a informação de caráter cultural que a IGAC dispõe e gere no âmbito das suas competências.

A colaboração entre as duas entidades poderá ser estendida a outras vertentes, em moldes a definir ao longo desta colaboração que agora se inicia.

 

 

Sobre a aicep Global Parques

 

A aicep Global Parques é especialista em gestão de parques e em localização empresarial. O seu focus é garantir condições de captação e acompanhamento na instalação de projetos de investimento nacional e estrangeiro.

A aicep Global Parques presta serviços de localização industrial e logística em Portugal Continental através dos serviços – Global Find e Global Force.

O Global Find, uma plataforma com base em sistemas de informação geográfica está disponível gratuitamente na web e identifica soluções de localização em Portugal continental em função dos requisitos de determinado projeto. Os serviços Global Force englobam o procurement de localizações pela equipa de especialistas da aicep Global Parques com a elaboração de pormenorizados relatórios, o auxílio ao processo de instalação empresarial e o apoio à gestão e promoção de parques empresariais que não estão sob administração direta.

A aicep Global Parques tem também sob gestão direta três soluções de localização empresarial distintas que conseguem acolher projetos de todos os tipos e dimensões: a Zils Global Parques em Sines, o BlueBiz Global Parques em Setúbal e o Albiz Global Parques em Albarraque, concelho de Sintra.

 

Sobre a IGAC

 

A Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) é um serviço da administração direta do Estado, dotado de autonomia administrativa, sob a dependência do membro do Governo responsável pela área da Cultura.

A IGAC tem como missão primordial auditar o desempenho das entidades organicamente integradas e dependentes do Secretário de Estado da Cultura, garantir a segurança dos espetáculos artísticos, promover e defender os autores e autenticar e classificar os conteúdos culturais.

No âmbito dos espetáculos de natureza artística, assegura a atividade de supervisão, fiscalização e monitorização na área do direito de autor, dos direitos conexos, bem como dos recintos fixos destinados à sua realização.

A IGAC é, assim, o organismo público a quem compete assegurar os direitos dos criadores, a par da proteção do consumidor de espetáculos de natureza artística, através da classificação etária dos espetáculos; da autenticação de obras e conteúdos culturais; da autorização dos espetáculos e do registo dos seus promotores; do controlo setorial das reclamações exaradas nos livros de reclamações afetos aos recintos de espetáculos; da atuação pedagógica, preventiva e repressiva em matéria de direito de autor e de direitos conexos e, da fiscalização das condições de segurança dos recintos fixos de espetáculos de natureza artística.

Partilhe esta notícia