Gorilas massacrados e levados à extinção - tudo por causa de nossos telefones celulares

Tecnologia

Seu Horóscopo Para Amanhã

Observando estes magníficos gorilas pés de distância, é difícil acreditar que eles estão sendo massacrados em grande número por causa de celulares e consolas de jogos.



Os animais estão sendo caçados para obter carne de animais selvagens por grupos de milícias e mineiros que escavam um minério chamado coltan.



Ele contém tântalo, usado para fazer capacitores em dispositivos eletrônicos modernos.



Grande parte do coltan do mundo é extraído aqui na República Democrática do Congo.

patrimônio líquido de shaun ryder
Dê sua opinião sobre essa história
Comente abaixo

Observadores da vida selvagem testemunharam famílias inteiras de gorilas sendo massacradas por bandidos com metralhadoras.

Os gorilas das planícies orientais, que só são encontrados no Congo, foram recentemente adicionados ao criticamente espécies em perigo Lista Vermelha, a um passo da extinção.



Eles são os maiores primatas do planeta.

O jornalista do NEWSAM, Tom Parry, visita o gorila da planície oriental (Imagem: Rowan Griffiths / )



Vinte anos atrás, antes da guerra civil do Congo – que deixou 5,4 milhões de pessoas mortas e ainda persiste hoje – havia 18.000. Agora, estima-se que restem apenas 3.800 na natureza.

Isso é um declínio populacional de 80% em uma única geração.

Hoje, os guardas florestais em dificuldades no leste do Congo estão implorando por ajuda internacional, ou esses animais magníficos podem desaparecer para sempre.

John Kahekwa, que recentemente recebeu o Prêmio Príncipe William de Conservação na África, me diz: Vinte anos atrás, muitos turistas costumavam fazer trilhas de gorilas aqui.

Mas o país retrocedeu e agora a estrada está desgastada e há poucas instalações. Recebemos muito poucos visitantes.

Queremos muito que as pessoas voltem para cá, porque o dinheiro do turismo vai impulsionar a economia local.

Um homem congolês lava sujeira e pedras em um rio que atravessa uma mina de ouro perto da cidade oriental de Kamituga (Imagem: www.alamy.com)

“Isso nos permitirá construir a zona tampão para que as pessoas não cortem mais o habitat dos gorilas para agricultura e mineração.

Passo muito tempo indo às comunidades para explicar como é importante protegermos os gorilas. Beneficia a todos nós.

e4 hotel 5 estrelas

Mas é difícil para as pessoas aqui entenderem. Dizem-me que estômagos vazios não têm ouvidos.

John, que mora na cidade de Bukavu, criou uma fundação para encorajar os moradores a viverem em paz ao lado dos gorilas.

A demanda global por coltan é tal que o boom da mineração descontrolada no Congo se estende por todo o gorilas ' fortaleza.

O coltan do Congo é exportado para a China como pó de tântalo de grau eletrônico para capacitores.

Durante anos, as milícias rebeldes controlaram o comércio de coltan e grande parte do habitat natural dos gorilas das planícies orientais.

O jornalista do NEWSAM, Tom Parry, visita o goril da planície oriental (Imagem: Rowan Griffiths / )

Grandes mamíferos como os gorilas são abatidos indiscriminadamente para servir de alimento para mineiros e tropas famintas.

Um estudo recente identificou 69 grupos armados diferentes operando nas principais áreas onde os macacos vivem.

Outra ameaça tem sido a captura de jovens gorilas por caçadores furtivos.

A disseminação da extração de madeira e da agricultura na floresta da montanha reduz ainda mais a capacidade dos gorilas de vagar livremente.

Esses macacos são os mais ameaçados das quatro subespécies de gorilas.

A União Internacional para a Conservação da Natureza, que colocou a espécie na Lista Vermelha, diz que a população continua a diminuir 5% a cada ano.

Nossa jornada para ver uma família sobrevivente de 25 gorilas envolveu uma jornada de tremer os ossos de jipe ​​por uma trilha esburacada e depois uma caminhada íngreme pela densa vegetação tropical.

Coltan é usado em dispositivos eletrônicos modernos (Imagem: Getty)

A 7.000 pés de altitude em uma remota montanha na floresta tropical, o som de um macho de dorso-prateado batendo em seu peito quebra o silêncio.

Mais tarde, assistimos com admiração enquanto o enorme gorila cuida de um macho órfão. O macaco gigante então de repente se levanta, elevando-se sobre nós, e salta em minha direção.

Um de nossos guias puxa minha mão para fora do caminho quando o dorso prateado, que dizem pesar 30, passa a menos de um metro de mim.

aplicativo Fantasy Premier League 2016/17

Por sorte, a imensa criatura – o chefe da família – está apenas caçando folhas para comer.

Apesar de sua reputação assustadora, grande parte dela baseada em equívocos formados por pessoas que veem gorilas frustrados em zoológicos, esses macacos só atacam se se sentirem ameaçados. Junto vem um mais jovem; um órfão de três anos, sussurra o guia.

Esta bonitinha bola de pelo preto está curiosa e ansiosa para conferir seus parentes próximos, os seres humanos com roupas estranhas.

Coltan é usado em smartphones (Imagem: Getty)

O biólogo de renome mundial Ian Redmond, que nos acompanhou até aqui, imita sons de gorilas para deixar os macacos à vontade.

Ele vem ao Congo e ao vizinho Ruanda há 40 anos.

Todos nós usamos máscaras para evitar que os animais peguem vírus humanos que podem matá-los.

Este grupo de macacos está entre os poucos que os rangers podem monitorar.

Em outras partes do país, a presença de bandidos armados conhecidos como Mai-Mai impossibilita a vigilância.

Cada telefone celular contém cerca de 40 miligramas de tântalo. Na mina de coltan acima de Rubaya, dezenas de jovens mineiros vestindo shorts e coletes morriam em cubos para retirar o precioso minério.

Observei enquanto um grupo escavava um poço profundo na encosta da montanha, deixando seus amigos empoleirados precariamente sobre uma queda abrupta.

Tais perigos fazem parte de sua rotina diária, um risco que assumem por escassos retornos. Para 2 libras de coltan – que pode levar uma semana para extrair – eles podem ganhar cerca de £ 10.

O gorila de planície oriental (Imagem: Rowan Griffiths / )

No Congo, isso representa uma renda decente. Gigantes de mineração estrangeiros que vendem coltan obtêm grandes lucros em negócios multimilionários com fabricantes de telefones.

Enquanto isso, os acidentes continuam a acontecer em minas remotas em todo o Congo, em locais a dias de distância do hospital mais próximo.

Teme-se que até 100 mineiros tenham sido enterrados vivos quando uma mina de Rubaya desabou em 2013.

Sophia Pickles, do grupo de campanha ambiental Global Witness, disse que as leis estão em vigor para garantir que as empresas negociem eticamente com o Congo, mas os chefes não estão fazendo o suficiente para garantir que suas cadeias de fornecimento de minerais não perpetuem brigas ou danos às pessoas e ao meio ambiente.

Ela acrescentou: São as pessoas na base das cadeias de suprimentos minerais que arcam com o custo dessas práticas comerciais irresponsáveis ​​– enquanto as empresas distantes lucram.

Margaret Thatcher Jimmy Savile

Meu incrível encontro de 90 minutos com os gorilas terminou com a visão do enorme poleiro de dorso prateado precariamente na forquilha de uma árvore enquanto ele comia.

Como Ian me disse, ver o dorso prateado é uma das vistas mais inspiradoras do mundo natural. Mas nesta região do Congo devastada pela guerra, os gorilas estão em perigo mortal.

E em outra geração essa visão pode ser impossível. Os gorilas já governaram essas florestas; agora eles se escondem em bolsos escondidos, indefesos contra homens armados.

O minério precioso

Mais de dois terços do coltan do mundo é extraído na África – a maior parte em Ruanda e na República Democrática do Congo.

Em 2013, 260 toneladas de tântalo foram extraídas do coltan desenterrado nas duas nações, quase metade das 590 toneladas produzidas no mundo.

A produção africana mais que dobrou em uma década. Em 2004, mais de 800 toneladas de tântalo vieram da Austrália, mas a empresa faliu.

A mineração é rigidamente controlada em Ruanda, mas na vizinha RDC, grande parte dela está sob o controle de gangues armadas e as batalhas pelo controle geralmente levam a conflitos.

República Democrática do Congo

Dez vezes o tamanho da Grã-Bretanha, a República Democrática do Congo também é profundamente corrupta.

A fotógrafa de espelhos Rowan Griffiths e eu encontramos sua extorsão endêmica quando tentamos ver sua maior mina de coltan na outra extremidade do lindo Lago Kivu.

Antes mesmo de pegar meu notebook, fomos cercados por policiais e dezenas de funcionários querendo inspecionar nossos passaportes.

Em todos os postos de controle no caminho de volta, homens armados estavam lá para nos intimidar. Eventualmente, o dinheiro foi exigido para que nossos passaportes fossem devolvidos - resumindo por que poucos turistas se aventuram na RDC.

Mais Lidos
Não perca

Veja Também: