A Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista saúda como muito positivo o anúncio de hoje, pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, do Plano de Ação para o Porto de Setúbal, horizonte 2017-2020, devolvendo ao Porto de Setúbal uma estratégia pensada e coerente que faça desta importante infraestrutura um instrumento de desenvolvimento de Setúbal e de toda a Região.

O investimento previsto de mais de 25 milhões de euros neste período vai permitir a melhoria das acessibilidades marítimas, aumentando a capacidade de acolhimento de navios de maiores dimensões. Por outro lado, as condições de operacionalidade das unidades portuárias vão ser melhoradas com a implementação prevista de projetos como a instalação da Janela Única Logística e de modernização do sistema de monitorização costeira VTS, bem como pela melhoria das acessibilidades ferroviárias.

No âmbito do objetivo de criação nos portos nacionais de plataformas de aceleração tecnológica e de novas competências, está agora previsto para o Porto de Setúbal o apoio ao crescimento da indústria naval, bem como ao desenvolvimento de novas atividades através da instalação de uma nova marina de recreio.

A atenção dada pelo Governo ao Porto de Setúbal constitui uma notícia da maior relevância, na medida em que coloca esta infraestrutura portuária no centro da estratégia portuária nacional, apontando para um objetivo de aumento de 60% da movimentação portuária. São boas notícias para o suporte ao desenvolvimento da atividade económica da região e, consequentemente, para a criação de emprego.

Uma estratégia que decorre de estudos e de diálogo com a comunidade portuária e com todas as entidades que se relacionam com o Porto de Setúbal.

O Governo cumpre com o Distrito de Setúbal e com a visão de distrito moderno e cosmopolita, centro e motor do desenvolvimento económico do País.

Partilhe esta notícia