Entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro o Memorial ao 25 de Abril e o Depósito de Água, em Grândola, iluminam-se de vermelho. O objetivo é sensibilizar a população para os sintomas associados à doença e necessidade da sua deteção precoce.

O Município de Grândola adere à iniciativa “Silencioso – Setembro Rubro”, promovida pela Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL), a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), a Sociedade Portuguesa de Hematologia e a Janssen, do grupo Johnson & Johnson. 

Falar das doenças do sangue e, em particular, dos cancros do sangue é uma forma de consciencializar doentes, cuidadores e a sociedade em geral, lembrando que se trata de um problema de saúde “silencioso”, que não se mostra, mas também não dá tréguas. Por isso, os promotores desta campanha apelam para uma atenção constante para os sintomas mais frequentes associados a estas doenças, como tosse ou dor no peito, febre ou calafrios, infeções frequentes, erupções cutâneas, perda de apetite, suor noturno, fadiga persistente ou falta de ar. “Esteja atento e, em caso de dúvida, consulte o médico de família”, é a recomendação deixada pelas entidades promotoras.

Visite www.cancrosdosangue.pt