Decorreu na CIMAL, no dia 7 de junho, um encontro entre membros do Conselho Intermunicipal e o Grupo Parlamentar do PCP, que se encontra a realizar as Jornadas Parlamentares no Alentejo Litoral.

O Grupo Parlamentar do PCP solicitou este encontro à CIM com o propósito de concluírem as Jornadas Parlamentares com um conhecimento mais próximo da realidade atual dos cinco concelhos – Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines.

 

Dos vários assuntos que preocupam os autarcas, destaca-se a área da Saúde, da Educação e das Infraestruturas Rodoviárias e Ferroviárias. Para Vítor Proença, Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e Presidente do Conselho Intermunicipal são preocupantes os constrangimentos na prestação de cuidados de saúde primários e hospitalares e o financiamento da Unidade de Saúde do Litoral Alentejano, nomeadamente no que respeita a falta de pessoal não só médico e de enfermagem, mas também assistentes técnicos, assistentes operacionais e técnicos de áreas especializadas.

 

Por outro lado, a nível da educação, preocupa sobretudo a falta de assistentes operacionais e a proposta do Governo para o encerramento de algumas escolas rurais. Em relação às infraestruturas, nada tem sido feito no que respeita a estradas nacionais e regionais. Exemplo disso são as obras do IC1, que, apesar da garantia dada pelo Ministro Pedro Marques que as mesmas iniciariam em março, tal ainda não aconteceu.

 

Os deputados do PCP garantiram aos autarcas que vão tomar um conjunto de diligências no sentido de verem resolvidas estas questões tão preocupantes na sub-região.

Partilhe esta notícia