Em ambiente de festa, o Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro assinalou o seu 33.º Aniversário, no Pólo Cultural do Afonsoeiro, no dia 22 de agosto com um Festival de Folclore. O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, e do presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria.

O presidente do Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro, José Pinto, mostrou-se agradado pela presença de muito público, agradeceu à população, a câmara e a junta pelo apoio prestado ao Grupo.

Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, atribuiu ao Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro um papel fundamental na defesa da “nossa história popular e do nosso folclore. Este Festival é um momento de valorização da nossa cultura e um reflexo do empenho, da dedicação e do esforço de todos os membros do Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro”.

O Festival de Folclore contou com a presença de quatro ranchos: a Associação Folclórica “Cantarinhas de Triana” de Rio Tinto, o Rancho Típico do Mira “Barqueiros do Mondego” de Penacova, o Rancho Folclórico do Vimeiro de Alcobaça e o Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro.