A Herdade de Vale Sabroso vai receber, de 16 a 21 de setembro, o Campeonato Europeu para Jovens Cavaleiros, um evento que Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, descreve como um “evento de grande envergadura, pois trata-se de uma prova rainha na equitação”.

A primeira apresentação desta prova foi feita ontem, dia 22 de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alcácer e contou com a presença de Manuel Moura, presidente da Federação Equestre Portuguesa, que congratulou a organização do evento e acrescentou que “estão completamente confiantes no sucesso desta competição, porque já foi provado que a organização de Vale Sabroso é de excelência”.

Nesta competição, são esperados 90 jovens cavaleiros profissionais e a organização espera receber mais de 15.000 espetadores. Francisco Tudella, proprietário da Herdade de Vale Sabroso, considera que esta prova é “o reconhecimento daquilo que tem sido feito em anos anteriores. Por exemplo, em 2011, recebemos o Campeonato da Europa para Juniores e o sucesso foi tão grande que foi considerada uma das melhores dos últimos 15 anos”.

A prova trata-se de um Concurso Completo de Equitação, “uma espécie de triatlo equestre” como explicou Francisco Tudella. Esta modalidade divide-se em três fases distintas: na primeira fase, que se realiza nos dias 18 e 19, os cavaleiros e os cavalos passam por uma prova de ensino, onde é exibida uma combinação de movimentos previamente concebida.

A segunda fase, no dia 20, é uma das mais apreciadas pelo público. “Trata-se da prova de cross, uma corrida com mais de 30 obstáculos e que reúne o maior número de pessoas pelo espetacularidade dos saltos” explicou o empresário.

A competição termina com uma prova de obstáculos, “mais simples e não tão exigente fisicamente para os cavalos”. A Harley Davidson, principal patrocinador do evento, preparou a apresentação dos novos modelos de 2015 para esta prova tem ainda programado um encontro de apaixonados pelas motos desta marca, onde a organização estima que estejam presentes centenas de motards. Vítor Proença destacou a importância deste evento para Alcácer do Sal pelo seu “impacto turístico, desportivo e económico” e por isso garante que “a autarquia está disposta a apoiar naquilo que for necessário”.

 

 

Fonte:CMAlcácer do Sal

Partilhe esta notícia