Infelizmente a Comissão de Utentes do IC1 de Alcácer do Sal e Grândola continua a “ter razão” nas suas contínuas reivindicações e na sua luta pela reparação/construção do traçado do IC1. A Comissão de Utentes lamenta a ocorrência de mais um acidente grave que vitimou mortalmente dois Utentes desta infraestrutura rodoviária, residentes no Concelho de Grândola.
Estas duas mortes vão contribuir, negativamente, para um incremento já acentuado, dos índices de sinistralidade com vítimas mortais, ocorridas no Itinerário do IC1, nomeadamente, na ligação de Alcácer do Sal e Grândola, já conhecida como “estrada da morte”.
Os Utentes continuam a assistir nestes últimos anos, a um conjunto de repetidas promessas e intenções, que têm por resultado “uma mão cheia de nada” no que diz respeito à efetiva reparação da estrada.
Na demora de uma solução/resolução por parte do Estado e/ou da Concessionária, assiste-se, ano após ano, ao avançar da sua degradação, por uma ausência de manutenção efetiva desta infraestrutura rodoviária. Esta degradação representa um grave atentado a todos os utentes que ali passam diariamente, cerca de 9000 mil veículos, bem como, dos interesses das populações residentes, que têm visto nestes últimos longos anos, a sua condição de vida afetada quer no âmbito económico, social e, sobretudo, na sua segurança e integridade física.
Esta Infraestrutura do IC1 é considerada uma das principais vias de comunicação entre Norte e Sul do Pais, bem como do Litoral Alentejano, em particular, para os transportes pesados com ligação ao Algarve e aos Portos de Sines e Setúbal, colocando-a, como uma das vias mais movimentadas destes dois Concelhos.
Face ao exposto a Comissão de Utentes do IC1, repudia e denúncia todas as manobras, intenções e promessas repetidas de início das obras mas que somente têm servido para as atrasar quando estas são necessárias e urgentes.
Apela ao XXI Governo Constitucional, para que considere como prioridade a inclusão de verbas no próximo Orçamento de Estado para 2017 – (que se encontra em fase de preparação).
Os Utentes exigem transparência e responsabilidades na conclusão das obras no IC1!
HÁ ANOS QUE ESTE DRAMA EXISTE…PORQUE NÃO QUEREMOS MAIS MORTES NESTA ESTRADA…EXIGIMOS REPARAÇÃO DO IC1 (N5/N120).
A Comissão de Utentes do IC1 Alcácer do Sal e Grândola

Setembro/2016

Partilhe esta notícia