A Casa do Elefante recebe no dia 28 de junho, pelas 14h30 uma Oficina de Ikebana, a arte de arranjos tradicionais japoneses. A formação é dinamizada por Luís Santos Sensei, representante da Associação Ikebana Portugal e a Associação Bugei de Portugal. A atividade é dirigida para todos a partir dos 14 anos e tem inscrições abertas até dia 25 de junho.

O Ikebana é a arte centenária japonesa de arranjos florais. Arte de submeter o artificial à natureza e onde o Zen, a meditação trabalhando que realça os espaços vazios, a assimetria e o conceito de perfeita imperfeição corporizam princípios que outras artes, como a poesia, pintura, caligrafia, teatro e mesmo artes marciais, abordam, criando elemento de simbiose artística. O Ikebana manifesta-se através da singela beleza da flor e estética, que se transmite em silêncio e em humildade.

O formador, Luis Santos, é professor, formador, praticante e orador. Iniciou os seus estudos na Escola SANGUETSU, com a professora Rosana Bragnini. Ao longo de vários anos contactou com outras Escolas internacionais, nomeadamente no Brasil e em Espanha. Segue o estilo da Escola IKENOBO, a mais antiga e tradicional escola de Ikebana existente, e ainda ativa no Japão e no mundo. Pretende implementar este estilo em Portugal e no dia 28 de junho está em Setúbal.

Nos meses de maio e junho a programação da Casa da Elefante está integrada no tema ‘Diálogos Interculturais’, a proposta de origem japonesa é a última ação deste programa, no mês de julho promovem-se ‘Diálogos com Género’. A oficina tem inscrições até ao dia 25 de junho, impreterivelmente, que podem ser feitas através dos contatos do Teatro do Elefante 265 535 640, 927 751 881 ou elefante@teatrodoelefante.net. A participação na oficina tem o valor de 27,50euros, que inclui todas as despesas com materiais.

 

Fonte: Teatro do Elefante