No sábado, 19 de Setembro, em plenas Comemorações Bocageanas, o LIVRE / TEMPO DE AVANÇAR inaugurou a sua sede de campanha em Setúbal, na Avenida Luísa Todi, n.º 292.

Na sessão foi igualmente apresentado o Manifesto Eleitoral de Setúbal, numa interpretação artística que ficou a cabo de Dolores de Matos, candidata e Diretora Artística do FIAR de Palmela. De seguida a sessão, que decorreu perante uma sala cheia, contou com as intervenções de Isabel do Carmo, Renato Carmo e Ana Raposo Marques (candidatos) e Daniel Oliveira que explicaram as prioridades dos candidatos para o distrito.

No Manifesto Eleitoral, o LIVRE / TEMPO DE AVANÇAR chama a atenção para as desigualdades no distrito de Setúbal, onde o PIB per capita é 70 % da média nacional, que se aprofundaram e extremaram com a austeridade deste e dos anteriores governos.

As prioridades do LIVRE / TEMPO DE AVANÇAR para o distrito de Setúbal são essencialmente nos setores do emprego, educação e cultura, saúde, transportes e mobilidade e ecologia.

No setor das políticas de emprego, o LIVRE / TEMPO DE AVANÇAR defende a implementação de um plano de reindustrialização sustentável que diversifique os ramos de atividade e não reproduza o modelo de baixo valor acrescentado baseado no emprego pouco qualificado. Aliada a esta proposta surge o investimento na educação e o combate ao abandono escolar bem como o investimento na educação cultural e artística e na promoção das ofertas culturais com a implementação de um Plano Estratégico Regional para o sector cultural.

Outra das prioridades, num distrito especialmente afetado pela falta de médicos, é a saúde, propondo o LIVRE / TEMPO DE AVANÇAR a criação de comunidades locais de saúde, com autonomia na gestão de recursos e competências para definir programas locais de saúde, num modelo de maior proximidade entre o prestador de cuidados de saúde e o utente.

Também o setor dos transportes é eleito pela Candidatura Cidadã como área prioritária, propondo uma maior intervenção da Administração Central, conjuntamente com a Área Metropolitana de Lisboa na regulação dos preços dos transportes e das modalidades de passe social, garantindo maiores acessibilidades aos cidadãos do distrito.

Por último, a proteção da riqueza natural e paisagística e a promoção do uso de transportes ecológicos, como a bicicleta, são igualmente prioridades dos candidatos do partido que inscreve a ecologia como um dos seus quatro pilares fundadores.

Com este Manifesto, que marcou o início oficial da campanha eleitoral, o LIVRE / TEMPO DE AVANÇAR pretende alertar para os problemas do distrito e trazê-los para o centro do debate político, lançando o desafio aos cidadãos do distrito de Setúbal de, ao longo da legislatura, continuarem a participar no enriquecimento destas propostas.

As próximas iniciativas de campanha do LIVRE / TEMPO DE AVANÇAR terão lugar já na próxima 6.ª feira, 25 de Setembro com um comício nacional na Incrível Almadense, em Almada e no dia 26 de Setembro, sábado, com uma festa com a participação dos candidatos do distrito de Setúbal na nova sede de campanha, na Av. Luísa Todi, em Setúbal.

Partilhe esta notícia