No dia 19 Maio teve início no Fórum Montijo a I Semana de Prevenção e Segurança do Mestre Zé Baril, uma iniciativa a decorrer até ao próximo dia 23 de Maio. A cerimónia de inauguração contou com a presença de mais de 100 crianças, de diversas forças da protecção civil e de segurança pública. Estiveram presentes Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, João Afonso, dirigente nacional da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais, e Carlos Costa, anfitrião e director do Fórum Montijo.

Nuno Canta ressalvou a importância deste projecto, uma iniciativa da Associação Profissional de Bombeiros Portugueses (ANBP) em colaboração com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Montijo e Bombeiros Voluntários do Montijo.

“Este projecto cria sinergia entre os diversos actores e forças da protecção civil, as forças de segurança do concelho e as escolas. Este ponto é fundamental, porque vivemos um tempo de grande necessidade de conjugação de esforços e ligação entre as diferentes pontes de acção da sociedade e este é claramente um elemento fundamental deste projecto”, sublinhou o presidente.

Para o edil, esta é a oportunidade que “os mais novos têm de aprender  a proteção civil, porque ter consciência da importância da proteção civil é o primeiro passo para termos uma cultura de segurança inicial consequente com as necessidades de resposta às catástrofes, aos eventos e às pequenas coisas do dia-a-dia”.

João Afonso, da ANBP, referiu que este projecto faz parte da cultura da protecção civil para as crianças que a associação tem vindo a tentar passar, ao longo de 15 anos, “com o objectivo de aprenderem a brincar”. O dirigente nacional referiu também “a importância que as educadoras têm neste projeto, uma função muito específica que poderão depois utilizar um jogo interativo, que disponibilizamos sempre para as crianças”.

O director do Fórum Montijo demonstrou a sua satisfação em acolher o projecto lúdico pedagógico Zé Baril, sublinhando que “o Fórum Montijo tem procurado ao longo destes anos associar-se a iniciativas conjuntas com a comunidade local, que possam destacar aspectos relacionados com a cidadania”.

Para Carlos Costa, as crianças “tendo contacto com estas boas práticas de segurança poderão, elas próprias, ficar mais protegidas e futuramente transmitir essas mesmas boas práticas”.

A Semana de Prevenção e Segurança do Mestre Zé Baril destinado às crianças das escolas do 1º Ciclo visa sensibilizar e aprofundar as temáticas da prevenção e da segurança, com o intuito de criar práticas salutares e comportamentos de risco face aos fenómenos naturais ou tecnológicos.

 

 

Fonte: CMMontijo

Partilhe esta notícia