NÓS, 32 anos a construir ‘Uma Cidade Para Todas As Pessoas’

Inauguração de novo equipamento social assinala 32º Aniversário da NÓS

 

Será inaugurada, nesta quarta-feira, dia 4 de Junho, a obra do Projeto ‘Uma Cidade Para Todas As Pessoas’, um empreendimento promovido pela NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente com localização na freguesia de Santo André, no concelho do Barreiro, e destinado a pessoas com deficiência.

 

Inserida nas comemorações do 32º Aniversário da NÓS, a cerimónia de inauguração deste equipamento social terá lugar pelas 15 horas e contará com a presença da Professora Doutora Ana Clara Birrento, Diretora do Centro Distrital da Segurança Social, e do Senhor Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, entre outras individualidades. Este momento que constitui um marco “de grande significado” na vida da NÓS, segundo a respetiva Direção, visa a inauguração, com posterior entrada em funcionamento, das novas respostas sociais de Centro de Atividades Ocupacionais, Residências Autónomas e Serviço de Apoio Domiciliário, criadas pelo projeto “Uma Cidade Para Todas As Pessoas”, no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) do Quadro de Referência Estratégica Nacional.

Este projeto atinge um valor global de cerca de 1 milhão e 711 mil euros (sem IVA), sendo a Comparticipação Pública, Nacional e Europeia de 1 milhão e 167 mil euros e a Comparticipação sob responsabilidade da NÓS de 544 mil euros. Refira-se que o terreno para a construção do empreendimento foi cedido pela Câmara Municipal do Barreiro.

Na perspetiva de Humberto Candeias, diretor técnico da NÓS, o novo equipamento, além das novas três respostas sociais com capacidade global de 80 utentes, “procura criar sinergias na comunidade, de modo a promover uma agenda que coloque a inclusão social na ordem do dia”.

“Este será um dia especial que junta a evocação de 32 anos de esforço para melhorar as condições de vida de pessoas com deficiência ao presente, com a realização de toda uma comunidade que encontrou vontade e energia para erguer um projeto de qualidade e dimensão supraconcelhia. O peso das responsabilidades e dos obstáculos, a dureza do percurso, não apenas não diminui a alegria da realização como até lhe confere um sabor muito especial”, destaca o responsável.

No dia 4 de Junho, às 15 horas, junte-se a NÓS na Rua Aquiles de Almeida nº 1, em Santo André, Barreiro, e venha ver o que todos construímos!

 

Fonte: Nós

Partilhe esta notícia