A Câmara Municipal do Montijo vai proceder à inauguração do Monumento de Homenagem aos Combatentes da 1.ª Guerra Mundial, no dia 24 de novembro, às 11h00, na Praça 5 de Outubro, no Montijo. 

A cerimónia assinala o Centenário do Armistício da Grande Guerra e vai contar com a presença da secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto. 

O monumento assenta na ideia de criar um local de memória e reflexão aos combatentes montijenses mortos na 1.ª Grande Guerra, em particular na Batalha de La Lys. Localizado na Praça 5 de Outubro, junto à Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, no centro da cidade, é composto por um altar com três patamares, no plano mais elevado surgem três blocos verticais alinhados. Três cores e materiais dominam o conjunto: as pedras que forram a estrutura, as pedras onde estão gravadas as inscrições e o verde do jardim envolvente.

Para além da inauguração do Monumento, que terá a bênção do Padre João Rosa da Paróquia do Divino Espírito Santo, decorrerá a entrega de Medalhão Comemorativo do Centenário da 1.ª Guerra Mundial a três combatentes montijenses pela Núcleo do Montijo da Liga dos Combatentes. 

 

Fonte:CMMontijo

Partilhe esta notícia