As obras do futuro Hospital de Dia de Psiquiatria tiveram início na passada semana. Com um investimento de cerca de 200 mil euros, esta nova valência irá contar com uma equipa multidisciplinar composta por Psiquiatras, Enfermeiros, Psicólogos, Terapeuta Ocupacional e Assistente Social; e funcionar no Hospital do Montijo.  

Esta nova valência irá garantir a continuidade dos cuidados assistenciais aos doentes após a alta do internamento de Psiquiatria, contribuindo para que possam melhorar o seu estado de saúde permanecendo inseridos na comunidade e junto das suas famílias. Destina-se também a doentes com possibilidade de reabilitação, em fase de recuperação de episódios agudos ou de difícil estabilização clínica, que necessitem de uma intervenção diária e intensiva.  

A criação do Hospital de Dia de Psiquiatria está inserida na candidatura do projeto “Intervenção Comunitária em Saúde Mental” ao Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS), desenvolvida em conjunto com o ACES Arco Ribeirinho. Este Programa tem como objetivo assegurar elevados níveis de acesso, qualidade e eficiência no SNS, colocando os cidadãos e famílias no centro das intervenções de todos os profissionais e serviços.