A INEDITENEPTUNE, do grupo empresarial espanhol InKemia, contratou em julho de 2018 com a aicep Global Parques instalar na ZILS uma biorefinaria para a produção de Biodiesel Avançado Classe A. Ao longo dos últimos anos a InKemia desenvolveu um novo biofuel (S-50) com caraterísticas similares ao diesel e ao biodiesel. O S-50 utiliza glicerina bruta como uma das suas matérias-primas principais. O S-50 foi integralmente desenvolvido na União Europeia e exaustivamente testado, tanto em laboratório quanto em motores.

A empresa selecionou Portugal – ZILS, junto ao porto de Sines – para este investimento que cria a primeira unidade industrial em todo o mundo dedicada à produção e comercialização do S-50. O valor estimado de investimento é de aproximadamente 24 milhões de euros e irá criar 23 postos de trabalho diretos e entre 15 a 20 indiretos.

O projeto terá reflexo nas exportações nacionais, já que se estima que mais de 70% da produção de 30 mil toneladas por ano seja destinada a Espanha, Itália, Alemanha, Países Baixos e Reino Unido.

A unidade ocupará cerca de um hectare do Loteamento E da Zona 1 da ZILS, parque industrial petroquímico gerido pela aicep Global Parques:

http://www.globalparques.pt/zils/parques-empresariais/zils-global-parques/sumario/19

Partilhe esta notícia