Candidaturas abertas para 20 vagas até 15 de julho

Os fisioterapeutas a trabalhar na área das condições neurológicas já dispõem de uma formação avançada no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), que lhes permitirá aprofundar conhecimentos e reforçar competências.

Com candidaturas abertas para 20 vagas até ao próximo dia 15 de julho (1ª fase), o novo curso demestrado em Prática Avançada de Fisioterapia em Neurologia será ministrado na Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), já a partir do próximo ano letivo, com a duração de três semestres (90 ECTS).

Acreditada em maio pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), a mais recente oferta formativa do IPS na área da Saúde distingue-se por disponibilizar um modelo de ensino-aprendizagem misto, conjugando metodologias online e presenciais, e um perfil de saída individualizado, o que significa flexibilidade e possibilidade de escolha entre diferentes percursos de aprendizagem por parte dos estudantes.

Deste modo, levando em conta o seu contexto de prática profissional e respetivas motivações e necessidades, cada estudante poderá optar por desenvolver um projeto de investigação ou um projeto de melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados.

O programa de estudos foi definido de modo a que, ao longo do primeiro ano, os mestrandos tenham contacto com utentes (reais ou simulados) nas Unidades Curriculares (UC) de Prática Avançada em Fisioterapia Neurológica I e II, sendo promovida a integração do conhecimento e competências clínicas desenvolvidas a partir de outras UC. O curso promove, assim, uma aprendizagem simulada e situada, com discussão e análise da sua transferência para diferentes contextos de prática.

Entre as competências que serão reforçadas ao longo da frequência do novo curso, destacam-se a capacidade de raciocínio clínico avançado, a aptidão para desenvolver e implementar planos de intervenção individualizados, e para desenhar, planear e conduzir projetos de investigação/melhoria da qualidade em resposta a problemas complexos, bem como a autorreflexão crítica sobre a prática profissional.

Para mais informações sobre o curso e efetuar candidatura, ver aqui