Comunidade académica mobilizada para várias iniciativas de solidariedade 

Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) está a mobilizar toda a sua comunidade  académica, bem como os seus diplomados e parceiros, para várias iniciativas de solidariedade que se inscrevem na quadra natalícia e no contexto particularmente difícil que a região  e o país atravessam.

Ao longo das próximas duas semanas, o programa “Natal Solidário” do IPS pretende, mais do que celebrar a quadra, promover o espírito de união, partilha e de participação cidadã, dando o seu contributo a algumas organizações que quotidianamente, no terreno, fazem a diferença na vida de muitas pessoas, nomeadamente idosos, crianças e grupos mais vulneráveis.

Nesse sentido, já está a decorrer, até ao próximo dia 16, uma campanha de angariação de produtos alimentares não perecíveis, com pontos de recolha nas cinco escolas do IPS e no Clube Desportivo IPS, que assegurará as 70 refeições diárias servidas pela associação CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo, de Setúbal, no período de 23 a 27 de dezembro.

Amanhã, dia 15, segue-se o 1º WOD Solidário, uma competição de crosstraining a decorrer no Clube Desportivo IPS, em que os participantes serão chamados a contribuir com doação de géneros alimentares. Também neste âmbito, o IPS associa-se na quarta-feira, dia 16, à iniciativa “De coração para corações”, em parceria com a associação Quatro Corações, com um workshop de cozinha, conduzido via plataforma Zoom pelo chef e músico Miguel Gameiro (Polo Norte), do qual resultarão 70 refeições, a confecionar no campus de Setúbal do IPS com o apoio da empresa Gestyrest. Ambos os contributos (produtos e refeições já prontas) serão depois entregues à associação CASA. 

No que toca à população idosa, está prevista a entrega de tablets, em colaboração com entidades externas, à Associação de Socorros Mútuos Setubalense e Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra. Esta iniciativa inscreve-se no projeto “idoSOS – Um dedo de conversa”, desenvolvido por estudantes da licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural, com o intuito de acompanhar, por via telefónica ou online, idosos em situação de isolamento e que beneficiam de apoio domiciliário por parte destas duas associações de solidariedade do concelho.

Para os mais novos, decorre a iniciativa “Férias no Bairro”, integrada no programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, com a oferta de um kit IPS aos participantes, e serão ainda oferecidos brinquedos educativos, em colaboração com a empresa Science4you, às crianças que participam nas atividades da Fundação Santa Rafaela Maria, em Alhos Vedros, Moita. 

O IPS lembra também, nesta época especial, o programa Unidos@IPS, lançado como medida de auxílio de emergência aos estudantes mais afetados pelos  impactos económicos da COVID-19. O programa, que prossegue a angariação de fundos, é suportado financeiramente por receitas próprias da instituição e pelos donativos de particulares – da comunidade académica ou externos – e de empresas parceiras. Para aderir à iniciativa, basta contactar os Serviços de Ação Social do IPS, através do endereço unidos@sas.ips.pt.