Novo CTeSP arranca no próximo ano letivo 

Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) prepara-se para abrir, já no próximo ano letivo (2021-2022), um novo curso técnico superior profissional (CTeSP) na área da Gestão Retalhista, ministrado na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS).

A formação acaba de ser aprovada pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), que reconheceu a pertinência da proposta face  às novas necessidades de mercado e de reconversão de competências num setor cada vez mais exigente, complexo e especializado.

Recorde-se que o contexto pandémico acelerou mudanças profundas na forma de comprar e no perfil do consumidor, hoje mais informado, conectado e exigente, além de mais limitado na sua mobilidade, não só pelas restrições governamentais, como também por um maior foco na saúde. 

Nesse sentido, os retalhistas enfrentam hoje grandes desafios que advêm da necessidade de uma ligação aos consumidores através  de vários canais em simultâneo, tanto no mundo físico como no digital.

É um novo paradigma, já denominado de “figital”, que vem exigir uma urgente reconversão e atualização de competências dos profissionais deste setor, numa ótica de aprendizagem ao longo da vida.

A incorporação de temas prementes da gestão omnicanal e dos novos desafios da gestão de stocks e aprovisionamento, a importância do marketing relacional e dapesquisa em marketing, e a gestão operacional do ponto de venda, dos recursos humanos e das equipas  são alguns dos aspetos que se consideram fundamentais para dar resposta às exigências atuais desta atividade profissional e que são contempladas por esta nova formação. 

O curso, com 21 vagas disponíveis, tem uma carga horária de 750 horas, em período noturno e modelo b-learning, acrescida de um período de formação em contexto de trabalho (estágio), com a duração efetiva de 600 horas, que permitirá o contacto com a realidade empresarial e a aquisição de competências específicas.

Uma vez formado, o técnico superior profissional em Gestão Retalhista pode, se assim o desejar, prosseguir estudos para licenciatura, sendo-lhe reconhecidos os conhecimentos, competências e aptidões  adquiridos no nível de formação anterior, sob a forma de creditações a um número significativo de unidades curriculares. Na ESCE/IPS, as opções recomendadas, dadas as características de formação base em Gestão deste CTeSP, são as licenciaturas em  Contabilidade e Finanças, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Gestão da Distribuição e da Logística e Gestão de Sistemas de Informação.

Mais informações sobre o curso estarão disponíveis em breve no portal da ESCE/IPS.