O IX Encontro “A Escola e a Diabetes Mellitus Tipo 1” aconteceu no passado dia 6 de março, centrado no tema “O Mundo da Criança e do Jovem”. Este é um evento promovido pela equipa da Diabetes Pediátrica do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) direcionado para a comunidade escolar, que pretende aproximar os profissionais de saúde e de educação de modo a desmistificar a doença.

O início do Encontro foi marcado com a assinatura de um protocolo de cooperação entre o CHBM e a Associação Mellitus Criança. Esta colaboração prevê o empréstimo de um equipamento que permite a medição da Hemoglobina A1c às crianças e jovens seguidas na Consulta de Diabetes Pediátrica, sem ser necessário recorrer a análises em laboratório. Este teste permitirá avaliar o controlo glicémico de forma minimamente invasiva, com maior adesão e consequente melhor controlo da doença.

Ao longo da manhã de trabalho foram abordados diversos temas centrados na Diabetes Mellitus Tipo 1: a sua fisiopatologia, as insulinas e formas de tratamento; as atuações nas suas intercorrências; o exercício físico; o mundo do adolescente. Foi, ainda, partilhada a perspetiva da comunidade com a experiência da Associação Mellitus Criança. No período da tarde, houve tempo para um Workshop de Nutrição, que ensinou os participantes acerca da importância da contagem dos hidratos de carbono na Diabetes.

O IX Encontro da Escola e a Diabetes contou com a presença de cerca de 70 profissionais da comunidade escolar, entre professores, auxiliares e profissionais de saúde. A equipa de Diabetes Pediátrica realiza desde 2010 dois encontros anuais, um direcionado à comunidade escolar e outro para as crianças/adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1 seguidos na Consulta de Diabetes Pediátrica do CHBM e suas famílias.

Partilhe esta notícia