A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS) e a Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados (CLAD) organizam, nos dias 10 e 11 de abril, as XXII Jornadas de Classificação e Análise de Dados (JOCLAD 2015). A iniciativa decorre na ESTBarreiro/IPS, campus do IPS no Barreiro, sendo necessário realizar a inscrição até ao dia 23 de março.

Esta conferência anual consiste no encontro nacional privilegiado da CLAD, no qual se pretende tornar cada vez mais vivo o espírito de interdisciplinaridade na utilização da classificação e análise de dados. Neste sentido, a iniciativa procura reunir os sócios da CLAD, bem como os investigadores, estudantes e utilizadores não só da área da classificação e análise de dados como da área das ciências da vida e saúde, da engenharia, das ciências naturais e ambiente e das ciências sociais e humanas em torno desta temática.

Nas JOCLAD 2015 os participantes têm a oportunidade de partilhar experiências, estudos e investigações em curso, o que contribuirá para o alcance do objetivo principal das jornadas, nomeadamente promover o contacto entre a investigação no ensino superior e o universo empresarial com interesses convergentes.

Esta edição das jornadas realiza-se na ESTBarreiro/IPS, Escola Superior que atua na área da tecnologia e engenharia, uma vez que grande parte do desenvolvimento de um país passa pela intervenção do engenheiro na modificação da realidade, cujas tarefas realizadas no âmbito da engenharia estrutural, da construção civil, do tráfego automóvel e transporte público, dos meios de suporte à vida em sociedade e à sua qualidade, do destino de resíduos ao abastecimento de água e do desenvolvimento sustentado a todos os níveis pelo planeamento regional e urbano, carecem da análise de dados.

Ainda no âmbito das JOCLAD 2015, no dia 10 de abril tem lugar a ação IGNITE2015’Barreiro. Esta iniciativa, aberta a toda a comunidade, consiste na realização de um conjunto de eventos em várias cidades do país, através dos quais todos os cidadãos podem apresentar os seus projetos no domínio da inovação, criatividade, empreendedorismo ou tecnologia.

Mais informações e inscrições sobre as JOCLAD 2015 em http://2015-joclad.rhcloud.com/index.php e acerca do IGNITE2015’Barreiro em http://igniteportugal.clix.pt/

Partilhe esta notícia