Perto de nove dezenas de pessoas participaram ontem num passeio fluvial, ao largo da costa de Setúbal, numa atividade desportiva e turística que uniu o Moinho de Maré da Mourisca ao Parque Urbano de Albarquel. 

 

Em ambiente de boa disposição e convívio, os 88 participantes em seis dezenas de caiaques na Descida do Rio Sado, atividade integrada no programa dos 15.osJogos do Sado, partiram às 11h30 do Moinho de Maré da Mourisca, em plena Reserva Natural do Estuário do Sado, para percorrer um trajeto de 25 quilómetros, junto da costa setubalense.

 

O vento que se fez sentir durante a manhã dificultou a primeira parte do percurso, o que levou a algumas desistências, mas “a melhoria das condições meteorológicas na parte da tarde acabou por proporcionar um passeio bastante agradável”, salienta Ernesto Lima, da organização da iniciativa.

 

De salientar que 52 lugares foram ocupados em embarcações cedidas pela organização e os restantes em embarcações próprias dos participantes.

 

Entre o Moinho de Maré da Mourisca e o Parque Urbano de Albarquel, o passeio dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o Clube de Canoagem de Setúbal e a empresa Zarpa…, Faz-te ao Mar, realizou-se ao longo de quase seis horas, com guias e barcos de apoio, entre os quais a embarcação municipal Maravilha do Sado.

 

A Descida do Rio Sado contou ainda com os apoios da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, da Capitania e da Polícia Marítima, do Blue Coast Hostel e da Federação Portuguesa de Canoagem.

Partilhe esta notícia