No dia 20 de fevereiro, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) promove uma jornada dedicada ao tema “Ensino Profissional – Porque vale a pena!”, que conta com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof.ª Doutora Fernanda Rollo, do Secretário de Estado da Educação, Prof. Doutor João Costa e do Secretário de Estado do Emprego, Doutor Miguel Cabrita. A iniciativa tem lugar no Auditório Nobre do IPS, no campus de Setúbal.

 

Os representantes da tutela juntam-se a docentes e psicólogos de orientação vocacional das Escolas Secundárias, Profissionais e do IPS e a instituições empregadoras da região, com o objetivo de debater, partilhar e identificar estratégias para manter os estudantes no sistema educativo até à entrada no mercado de trabalho.

 

Com esta sessão pretende-se também encontrar medidas que incentivem os jovens a prosseguir estudos ao nível dos CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais), que contornem o insucesso escolar nestes cursos, bem como adequar os mesmos às necessidades do mercado de trabalho.

 

A jornada inclui sessões paralelas que abordam temáticas como as questões relacionadas com a oferta formativa e as respostas regionais (adequações, compatibilidades e oportunidades), os percursos formativos e as opções dos jovens relativamente aos prosseguimento de estudos, bem como os CTeSP no IPS, com a possibilidade de realização de visitas a laboratórios do campus de Setúbal.

 

O evento termina com uma sessão plenária que inclui testemunhos de estudantes do IPS e de empresas da região, bem como intervenções de representantes da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) e da Direção Geral Ensino Superior (DGES).

 

Programa em anexo.

 

Mais informações em www.ips.pt

Partilhe esta notícia