Setúbal 2016 promove, esta segunda e terça-feira, 21 e 22 de março, o Fórum de Treinadores de Futebol e Futsal. A iniciativa – um dos destaques do programa da Cidade Europeia do Desporto – conta com a presença de um conjunto alargado de figuras do panorama futebolístico nacional, entre os quais se destaca o nome do selecionador nacional Fernando Santos ou do treinador do Futebol Clube do Porto, José Peseiro. A sessão de abertura do evento está agendada para as 9h30 e conta com a participação de José Pereira (presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol), Sousa Marques (presidente da Associação de Futebol de Setúbal) e Pedro Pina (vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal).

O pontapé de saída do primeiro painel está marcado para as 10h00 e coloca “frente-a-frente” José Peseiro e o jornalista Paulo Sérgio, num debate que tem como tema o “Um para um”. Uma hora mais tarde, “entra em campo” Fernando Santos, selecionador nacional, num momento de entrevista que conta, ainda, com a participação de Henrique Calisto, treinador que, na época 2013/14, comandou o Paços de Ferreira. Ainda antes do almoço, os treinadores Domingos Paciência, Lito Vidigal, Pedro Martins abordam as questões relacionadas com o rendimento e o alto rendimento, numa conversa moderada por Alexandre Afonso.

A tarde do primeiro dia é marcada por um conjunto de workshops relacionados com os diferentes tipos e formas de treino e, ainda, pela apresentação da nova metodologia de treino “Períodização Tática: O Morfociclo explicado”, palestra a cargo de Rui Quinta e José Ferreirinha Tavares. O primeiro dia integra, ainda, uma sessão sobre o processo de formação de treinadores em Portugal.

O que marca a carreira dos “Treinadores no estrangeiro”?
A manhã do segundo dia do Fórum, 22 de março, analisa de que forma a tecnologia está hoje ao serviço do Futebol e do Futsal, enquanto o painel da tarde revela as perspetivas de Henrique Calisto, Nuno Espírito Santo, Jaime Pacheco sobre “Treinadores no estrangeiro”. A medicina desportiva e o treinador no contexto da Seleção Nacional marcam o último painel da iniciativa, que conta com a presença de três treinadores com currículo ao serviço das cores nacionais: Paulo Bento, Nelo Vingada e José Couceiro. O encerramento do Fórum está a cargo de Maria das Dores Meira (presidente da Câmara Municipal de Setúbal), de António Oliveira (presidente da AG Associação Nacional de Treinadores de Futebol) e, ainda, da Federação Portuguesa de Futebol. O evento decorre no Fórum Luísa Todi, em Setúbal.

Partilhe esta notícia