A União das Freguesias de Setúbal recebeu o grupo de jovens do “Consciente(mente)”, projeto criado pela Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal e submetido ao Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, que conta com o envolvimento das Juntas de Freguesia do concelho.

Os jovens voluntários deram início esta semana a um percurso pela zona ribeirinha da cidade para recolher a maior quantidade possível de detritos de pequena e média dimensões, tais como caricas, beatas, pedaços de plástico, máscaras de proteção individual, latas e garrafas.

Desde segunda-feira, ao longo do trajeto iniciado junto às instalações do Clube Naval Setubalense, em direção ao Parque Urbano de Albarquel, foram recolhidas mais de 21 mil beatas, mais de 1.300 caricas, 25 máscaras de proteção individual e mais de 40 quilos de lixo.

A ação prolongou-se até esta sexta-feira, na União das Freguesias de Setúbal, com a recolha de lixo a decorrer no período da manhã, entre as 08h00 e as 13h00. Ao fim de cada dia, os voluntários procederam à pesagem dos detritos. Após a recolha, os materiais foram devidamente depositados nos contentores de resíduos sólidos urbanos e, sempre que possível, reciclados ou reaproveitados.

A par da recolha de detritos, os jovens voluntários aproveitaram para sensibilizar a população presente no local, por meio da apresentação do projeto. As ações do “Consciente(mente)” tiveram início no Pontal dos Musgos, na freguesia da Gâmbia, Pontes, Alto da Guerra, passando pelo Parque de Merendas (CEOL), da freguesia do Sado. A União das Freguesias de Setúbal recebeu a terceira ação deste projeto, que terminará o seu ciclo na zona de Pinhal de Negreiros, na freguesia de Azeitão.