Este ano, a Mata da Machada vai voltar a estar protegida por jovens voluntários, de idades entre os 16 e os 30 anos, na sequência da aprovação da candidatura feita pelo Centro de Educação Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro ao programa  “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

 

Segundo o vereador responsável por esta área, Bruno Vitorino, o projeto “Machada em alerta”, destinado ao maior e mais importante espaço natural do concelho, pretende contar com a colaboração de cerca de 50 jovens na deteção precoce de eventuais fogos florestais.

 

“Este é mais um ano em que queremos contar com a preciosa ajuda destes jovens. Para além da vigilância fixa, que será efetuada num posto de vigia existente num ponto elevado da Mata, os voluntários  assegurarão ainda a sensibilização dos visitantes deste espaço para a conservação da natureza, prevenção de incêndios e limpeza dos espaços”, explica.

 

O vereador destaca a importância desta atividade, pois “nos últimos anos do projeto foram detetados precocemente vários focos de incêndio, tendo sido acionados rapidamente os meios de combate. Temos evitado males maiores”, sublinha.

 

As inscrições para este programa de voluntariado já estão abertas. Os interessados podem obter mais informações através da linha verde do Centro de Educação Ambiental: 800912070.

 

 

 

 

 

Partilhe esta notícia