No passado fim-de-semana, a Costa da Caparica foi o ponto de encontro da VII Academia Política organizada pela JSD Distrital de Setúbal que se revelou, uma vez mais, um sucesso. O primeiro módulo sobre o papel dos jovens no desafio autárquico foi lecionado pela ex-Presidente da JSD Distrital de Lisboa, Joana Barata Lopes, e pelo deputado e ex-líder da Juventude Social-democrata, Duarte Marques.

O segundo módulo “Uma Junta de Freguesia com Competências e Resultados” foi o tema trazido por Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela, em Lisboa, um caso de sucesso em termos de inovação autárquica. A parte da tarde do primeiro dia foi marcada pela presença do especialista António Leitão Amaro, atualmente deputado na Assembleia da República, que trouxe para cima da mesa o tema da descentralização de competências. Também Nuno Matias, candidato à Camara Municipal de Almada nas eleições autárquicas deste ano, marcou presença na Academia Política onde veio falar sobre as competências, e deveres, intrínsecos a uma Câmara Municipal.

O jantar-conferência foi marcado pela presença de Carlos Coelho, eurodeputado, que trouxe o tema das migrações e da crise dos refugiados, tema bastante presente na agenda, não apenas europeia, mas também mundial. Explicou a todos os presentes qual poderia ser o contributo dos países europeus, e qual o papel dos municípios na adaptação dos refugiados ao nosso país.

No segundo dia contou-se, uma vez mais, com a presença de Nuno Matias que explicou aos jovens alunos as competências de uma Assembleia Municipal, e consequentemente dos deputados municipais, trazendo ao de cima exemplos ilustrativos do Distrito de Setúbal. Por último, a tarde ficou marcada por uma simulação de Assembleia Municipal onde os alunos da Academia Política puderam pôr em prática os ensinamentos apreendidos durante estes dias de formação, onde tivemos a moderação de Paulo Colaço, especialista em Comunicação política e discursiva.

Para a JSD Distrital de Setúbal, “a formação dos nossos quadros é para nós uma prioridade. Temos uma estrutura muito bem preparada e que procura melhorar todos os dias. É um orgulho estar com jovens tão interessados e a quem agradeço terem dito sim a este grande evento realizado por uma enorme equipa”, refere João Pedro Louro, Presidente da estrutura.

 

Comissão Política – JSD Distrital de Setúbal

Partilhe esta notícia