JSD Distrital de Setúbal estuda e discute o Acesso a Fundos Comunitários

A JSD Distrital de Setúbal está a estudar o acesso aos fundos comunitários na região com vista a apresentar uma proposta que melhore as condições de financiamento das empresas e municípios e reuniu, na terça-feira, com a AISET – Associação da Indústria da Península de Setúbal, com vista a obter contributos para o documento. 

 A Comissão Política Distrital da “jota” está a realizar esse estudo, através do seu Gabinete de Estudos, para entender de que forma se pode garantir maior financiamento comunitário para estimular o crescimento económico naquele que é o quarto distrito mais pobre do país e que conduzirá à apresentação de uma proposta aos decisores políticos com competência para alterar a situação.

“Consideramos que os fundos comunitários são um mecanismo fundamental no financiamento de projetos e que o Distrito de Setúbal tem sido prejudicado no acesso aos mesmos, o que justifica em parte a divergência que temos face ao resto do país e os baixos níveis de crescimento económico. Estamos a trabalhar para contribuir para a resolução deste problema”, justifica o Presidente da estrutura distrital Tiago Sousa Santos.

A reunião com a AISET vem no seguimento de um outro estudo elaborado pela Plataforma para o Desenvolvimento da Península de Setúbal com o mesmo objetivo e foi a primeira iniciativa do percurso que culminará com a divulgação do documento da JSD.

Segundo Tiago Sousa Santos “quisemos ouvir quem já está a trabalhar há mais tempo nesta temática e melhorar o nosso estudo e a proposta que a ele se seguirá. Esta é uma matéria urgente para o desenvolvimento do nosso distrito e queremos garantir que a nossa proposta é coesa e suficientemente forte para ser adotada por quem tem o poder de decidir e assim vir a tornar-se uma realidade”.

A JSD Distrital de Setúbal apresentará o estudo que está a realizar e a proposta dali emanada aos órgãos competentes e divulgará a mesma online até ao final do mês de abril de 2019.

Partilhe esta notícia