“Promover a cidadania, a consciência cívica e a participação política é uma obrigação de todas as estruturas políticas jovens e, com este pensamento, a aposta no contacto com os estudantes é pedra basilar na atuação da nova Comissão Política Distrital da Juventude Social Democrata”, afirma o recém-eleito Presidente João Pedro Louro.

A convite do Clube Europeu, núcleo criado por professores e alunos do estabelecimento de ensino referido, os “jotas” deslocaram-se à capital do Distrito e, com um auditório lotado, apresentaram os pontos fundamentais daquilo que é a ação política dos jovens, quer nas estruturas partidárias, quer nas mais variadas formas de associação.

Mas se a apresentação permitiu a transmissão de conhecimento e pensamento aos jovens, a comitiva da Distrital da JSD destaca a envolvência da plateia no debate e o interesse demonstrado por todos.

“É ótimo constatar que os jovens se interessam por política quando entendem que esta faz parte do seu quotidiano e não passa apenas pelas discussões mais mediatizadas, o que contrasta com a ideia de afastamento entre as pessoas e a política. O que se entende é que este afastamento se restringe às formas tradicionais de fazer política e não ao nível das decisões que nos afetam diretamente”, continua João Pedro Louro.

Aproveitando a presença na escola, a JSD Distrital de Setúbal visitou as instalações e inteirou-se dos problemas que ali existem, essencialmente ao nível da captação de alunos que fogem para as escolas do centro da cidade apesar das excelentes condições da Escola Secundária Dom Manuel Martins.

A visita culminou na apresentação da Sala do Futuro que marca uma inovação no ensino em Portugal e que tem atraído decisores políticos e diretores de escolas de todo o país que pretendem implementar a outro nível aquele projeto-piloto, de relevância extrema para o desenvolvimento dos jovens.

Por fim, a estrutura deixa o seu agradecimento público “a todos os professores e funcionários que nos acolheram de forma tão aberta e interessada, em especial para a principal impulsionadora do Clube, a Professora Lurdes Antunes e para a Presidente do Conselho Geral da Escola, a Professora Cristina Serra.