Encontro assinala 25 anos do Programa Municipal de Desenvolvimento da modalidade

No âmbito das comemorações dos 25 anos da criação do Programa Municipal de Desenvolvimento do Judo no Concelho de Palmela, o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Balseiro Amaro, o Vereador com o pelouro do Desporto, Luís Miguel Calha, e técnicos do programa reuniram-se, no dia 30 de dezembro, às 18h30, no Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo, para assinalar o esforço e contributo para a evolução da modalidade. No encontro, foram entregues pólos e casacos às/aos técnicas/os envolvidas/os em iniciativas da modalidade promovidas ou apoiadas pelo Município.

O Programa de Desenvolvimento do Judo no Concelho de Palmela cumpriu, em 2020, 25 anos de trabalho, com sucesso, onde as parcerias com a comunidade local – nomeadamente, escolas, clubes, coletividades e as/os atletas – assumem um lugar determinante e de destaque.

Do calendário anual da modalidade, destacam-se eventos com organização conjunta da Câmara Municipal de Palmela, Associação Distrital de Judo de Setúbal e Federação Portuguesa de Judo que integram o Programa Municipal: Torneios da Vila e Concelho de Palmela, os Campeonatos Distritais e Nacionais, os Encontros de Núcleos de Judo das Coletividades do Concelho, os Torneios Internacionais Memorial Mestre Joaquim Barata, a Taça Kyioshi Kobayashi, os Campeonatos Regionais de Judo no âmbito do Desporto Escolar, a Taça de Portugal em Judo e as competições dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal.

Incentivar a criação de secções de Judo nas coletividades e apoiar as existentes, apoiar a prática do Judo nos estabelecimentos de ensino e promover atividades são os objetivos que presidiram à criação deste Programa, que permitiu o início da prática da modalidade no concelho, alargando-a a todas as freguesias. Ao longo dos anos, verificou-se, não só o crescimento qualitativo e quantitativo do número de praticantes, mas também a formação e qualificação de atletas, treinadores, árbitros e oficiais de mesa.

Ao longo destes 25 anos, destacam-se a conquista de vários títulos e pódios alcançados em Campeonatos Zonais e Nacionais, bem como a participação e classificações de destaque em provas internacionais, Jogos da Lusofonia, Campeonatos da Europa, Taças da Europa, tanto em representação de clubes como da Seleção Portuguesa de Judo.

CMPalmela