No dia 6 de Maio, pelas 16h30, a inauguração do projecto KONT´@RTE – E6G, numa iniciativa aberta à comunidade, no espaço exterior junto à sede de projeto, sito na Rua Ivone Silva, no Bairro da Caneira.

A cerimónia contará com a presença do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, do presidente da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, João Martins e da Coordenadora Nacional do Programa Escolhas, Luisa Malhó.

A tarde será preenchida com um programa cultural alusivo às atividades que serão dinamizadas pelo projeto Kont@rte. O apontamento musical ficará a cargo do Conservatório Regional de Artes do Montijo – CRAM, o qual espelhará a vontade de criar uma orquestra com as crianças e jovens do Bairro da Caneira. Haverá também lugar a uma demonstração de artes marciais e de expressões artísticas e com a atuação de um grupo de crianças e jovens do bairro, com música e danças ciganas.

A candidatura do projeto KONT´@RTE à 6ª Geração do Programa Escolhas, para o triénio 2016 a 2018, foi uma das 88 candidaturas aprovadas, num universo de 247 candidaturas ao nível nacional, com um financiamento anual previsto de 65.100,00€.

A Câmara Municipal assume a promoção local e a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, a gestão do projeto, contando ainda com a parceria formal do Agrupamento de Escolas do Montijo, da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Montijo, do ACES_ Arco Ribeirinho, da Florineve Lda e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

O projeto aposta na inclusão social de crianças e jovens em situação de maior vulnerabilidade social, na promoção e no reforço das competências e potencialidades dos mesmos ao nível pessoal, social, moral, artístico, desportivo e cultural, através de metodologias de educação não formal e educação pela arte, participação cívica e comunitária e inclusão digital.

Contribuir para o desenvolvimento, integração e autonomia de 180 crianças, jovens entre os 6 e os 30 anos e famílias de contextos socioeconómicos vulneráveis e multidesafiantes é o objetivo que projeto Kont@rte pretende superar dando continuidade mas reforçando a já realizada pelo Projeto Tu Kont@s+ no Bairro da Caneira, no âmbito da 5ª Geração Escolhas que decorreu entre 2013 e 2015.

Partilhe esta notícia