A ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro estreou no passado dia 21 de Outubro, às 21h30 a peça de teatro “LA NONNA. ”

Uma comédia de Roberto Cossa. Encenação de Luís Pacheco.
Sobre o Espetáculo

Um enorme desafio, uma experiência gratificante que me deixou mais uma vez de coração cheio, trabalhar neste espaço e com esta equipa tem sido fundamental para mim. Depois de “Viva o Casamento” e “A Rosa Enjeitada” surge “La Nonna” um dos textos do dramaturgo argentino Roberto Cossa mais divulgados e premiados. Trata-se de uma peça onde o realismo crítico e o teatro do absurdo se cruzam. O texto é magnífico, os atores maravilhosos e encenar este espetáculo foi a melhor coisa que me podia ter acontecido.
“La Nonna” é uma avó centenária que devora tudo o que lhe passa pelas mãos e que com o seu egoísmo conduz a família à autodestruição. Mas o que representa a Nonna afinal? Será uma metáfora sobre a sociedade…? O estado…? Um percurso onde a comédia se pode tornar na mais cruel tragédia…

 

Luis Pacheco

 

 

Sobre o Autor
Roberto Cossa, Dramaturgo Argentino
Nasceu a 30 de Novembro de 1934 em Buenos Aires, Argentina, onde ainda vive.
Enquanto jornalista passou por Clarín, La Opinión, o Cronista Comercial e esteve dez anos como correspondente ‘clandestino’ para a Prensa Latina, agência de notícias cubana.
Como dramaturgo, juntamente com Ricardo Halac, integra a Geração do Novo Realismo. Foi também um dos impulsionadores do Teatro Abierto (uma reação cultural contra a ditadura militar argentina de grande influência na sociedade da época).
Roberto ‘Tito’ Cossa é autor de várias obras como Tute Cabrero, La Nonna, Gris de Ausencia e Yepeto.
Em 1977 estreou La Nonna, a sua peça de maior sucesso. La Nonna, continua a ser uma referência no teatro argentino, tendo sido adaptada para filme em 1979.
Em 1994 foi galardoado com o Prémio Konex de Platino destinado ao mais importante escritor de teatro da década na Argentina.

Em 2007 foi nomeado Presidente da Sociedade Geral de Autores da Argentina.

 

 

A peça pode ser vista as sextas feiras e sábados a partir das 21h30 no teatro municipal do Barreiro localizado no Centro Comercial Pirâmides

 

CLÁUDIO ANAIA

www.relances.blogspot.com

Partilhe esta notícia