O Lançamento da Campanha de Higiene Urbana e Comportamento Cívico e a inauguração da Exposição de Fotografia “(Re)Ciclos” tiveram lugar hoje, dia 9 de novembro, no Forum Barreiro, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Humberto de Carvalho, das Vereadoras Sofia Martins e Sónia Lobo, eleitos das Freguesias e representantes do Forum Barreiro, Amarsul, EXTRUPLÁS e Clube de Fotógrafos do Barreiro. 

De salientar que a Exposição, patente ao público até 11 de dezembro, inclui imagens captadas nos Aterros da AMARSUL, em Palmela e Seixal, pelo Clube de Fotógrafos do Barreiro e outros fotógrafos do Concelho. Pretende mostrar o que é um aterro, a dimensão do mesmo, alguns dos processos realizados com o material seletivo e a quantidade de material que, indevidamente, é depositado nos contentores de resíduos urbanos indiferenciados e que não é encaminhado para reciclagem.

Relativamente à Campanha de Higiene Urbana e Comportamento Cívico, com imagens da ilustradora Maria Bouzapretende servir de motor de sensibilização à população. É uma Campanha que terá uma longa duração e com variados temas a lançar em várias fases. Nesta primeira fase, a campanha focará cinco áreas:

– Apanha do dejeto canino;

– Colocação correta dos sacos do lixo no contentor;

– Abandono de viaturas em fim de vida na via pública e o estacionamento indevido das mesmas;

– Reciclagem;

– Agendamento da recolha de resíduos volumosos (monos).

Construir um Barreiro melhor com a população

Na iniciativa, a Vereadora Sofia Martins, responsável pelo Departamento de Águas e Resíduos, explicou que a Campanha terá uma duração de cerca de três anos e será trabalhada em vários suportes de comunicação, além das ações que serão desenvolvidas na comunidade escolar. O objetivo é dar projeção a um trabalho “que queremos construir com as pessoas para nos ajudar a gerir melhor o espaço público”, salientou a autarca.

“A Campanha visa a sensibilização para a alteração de comportamentos com vista à melhoria do ambiente”, reforçou o Presidente da CMB. Carlos Humberto de Carvalho salientou que um grande desafio da humanidade é a alteração de hábitos no sentido de um maior respeito pela natureza, pelo Mundo. Desafio esse que, na opinião do autarca, “se vai construindo com pequenos gestos”: reciclando, criando menos desperdício. “Criar um espaço público mais aprazível, um Barreiro e um Mundo melhor” é o objetivo.

Relativamente à exposição, Sofia Martins explicou que esta visa “mostrar o outro lado do lixo produzido em casa”, além de informar e sensibilizar para a diminuição do desperdício.

Partilhe esta notícia