A Comissão de Festas do Barreiro irá recriar uma tradição de há muito tempo. Ainda existem barreirenses que o recordam. Era o costume de levantar um “mastro” um mês antes do evento ter início, no recinto onde irá ocorrer. Esta cerimónia simbólica irá ocorrer amanhã, terça-feira, 7 de julho, pelas 21h00, no Largo em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Nesta ocasião, serão divulgados os dois “nomes” que completam a programação do Palco das Marés, para os dias 11 e 16 de agosto.

O “mastro”, conhecido por “painel”, está intimamente ligado à História do Barreiro, do Rio, das suas embarcações, da sua comunidade piscatória e à lenda da chegada da imagem ao Barreiro. Para ajudar a recriar a tradição, à semelhança das últimas vezes em que esta foi cumprida, a marcar o momento haverá uma pequena intervenção da Banda Municipal do Barreiro – antes, refira-se, era a Banda da CUF a atuar.

O levantar do “mastro” tinha origem nos mastros de tartaranha (que estavam à popa e proa da Muleta); mais tarde passaram a ser mastros de fragata, ou dos lugres bacalhoeiros. O “mastro” foi colocado em frente da Igreja, até 1972.

Mickael Carreira na primeira noite

Mickael Carreira (7 de agosto). Jorge Fernando (8 de agosto), Noite do Cante Alentejano (9 de agosto), Big Band da Escola Jazz do Barreiro (10 de agosto), Fados & Companhia Limitada (12 de agosto), Fast Eddie Nelson e Cooperativa Guitarrística Barreirense (13 de agosto), Grupos da UTIB – Universidade da Terceira Idade do Barreiro (14 de agosto) e Banda Municipal do Barreiro (15 de agosto) são os restantes oito nomes, que “fecham” o “cartaz” do palco das Marés das Festas do Barreiro 2015, de 7 a 16 de agosto. Sete das dez noites são preenchidas por artistas ligados ao Barreiro.

Secretariado

O Secretariado das Festas está a funcionar, desde 2 de julho, no Mercado Municipal 1º de Maio junto ao Posto de Turismo. O endereço eletrónico da Comissão de Festas do Barreiro 2015 é comissaofestasbarreiro@gmail.com

Subordinadas ao tema “Interculturalidade”, as Festas do Barreiro são organizadas por uma Comissão composta por 16 entidades: Associação de Mulheres com Patologia Mamária, Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, Banda Municipal do Barreiro, Câmara Municipal do Barreiro, Gasoline – Associação Cultural e Desportiva, Instituto dos Ferroviários, Jardim de Infância D. Pedro V, Memória Colorida – Associação de Amigos da Colónia de Férias da CUF, Moto Clube do Barreiro, Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”, União das Freguesias de Barreiro e Lavradio, Rumo – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL e Grupo Desportivo do Barreiro.

+INFO sobre as Festas do Barreiro 2015 no Sítio Oficial da CMB na Internet, página http://www.cm-barreiro.pt/pages/833/.

Partilhe esta notícia