Benfica, F.C. Porto e Sporting mantêm-se intactos nos três primeiros lugares do campeonato e passaram com distinção os desafios que tiveram este fim-de-semana. O Benfica defrontou uma Académica que tem vindo a crescer no campeonato e que não perdia há nove jogos mas o treinador dos estudantes decidiu experimentar uma nova táctica para o jogo da Luz que não correu como se esperava. Aos 19 minutos, a Académica via-se já a perder por 3-0 fruto de mais uma entrada fortíssima do Benfica, como tem sido habitual nos jogos dos Encarnados em casa. O jogo terminou com um resultado de 5-1 mas poderia ter culminado numa goleada histórica. Factos de destaque neste jogo são sem dúvida Jonas, que bisou na partida e aproximou-se de Jackson na lista de melhores marcadores do campeonato e ainda para o regresso de Fejsa aos jogos pela equipa principal quase um ano depois, e logo com um golo. Na próxima jornada, o Benfica tem uma deslocação difícil ao Estádio do Restelo.

O F.C. Porto iria procurar uma vitória num terreno complicado e no qual o Benfica já tinha sido derrotado esta época. Os Dragões entraram fortes na partida e remeteram o Rio Ave para a sua defesa e acabaram por marcar dois golos na primeira parte, um por Quaresma de penalti e outro por Danilo já no último instante da primeira parte. Na segunda parte, o jogo mudou um pouco de figura e o Rio Ave foi mais ameaçador chegando a reduzir para 2-1 e criando ainda algumas boas oportunidades para golo. Mas o balanceamento do Rio Ave no ataque acabou por custar caro e num rápido contra-ataque o F.C. Porto acabou fazer o terceiro golo e assim matar o jogo. O F.C. Porto recebe na próxima jornada a Académica mas tem a meio da semana um desafio importante contra o Bayern de Munique a contar para a Champions League.

O Sporting fez uma visita até Setúbal para defrontar o Vitória local onde não vencia há três temporadas e conseguiu arrancar um importante triunfo para consolidar o terceiro lugar. O jogo foi bastante equilibrado com boas ocasiões de golo para ambas as equipas algumas desperdiçadas de forma incrível. Acabou por ser o Sporting a ser mais feliz e a conseguir vencer o jogo por 2-1. Ewerton, que foi o herói a meio da semana marcando o golo que confirmou o Sporting na final da Taça de Portugal, foi expulso por acumulação de amarelos. Pelo lado positivo, Tanaka mostra que é uma aposta ganha e que pode ter um futuro risonho em Alvalade.

A meio desta semana temos muito futebol com a Champions League, onde está o F.C. Porto e com a Liga Europa e claro nova jornada do campeonato Português no fim-de-semana. Até lá.