Nos passados dias 26 e 27 de maio, decorreu o 23º Congresso Nacional da Juventude Popular (JP), onde a equipa da JP Barreiro levou uma Moção de Estratégia Sectorial – ”Margem Sul do Tejo: uma questão de mobilidade”, que foi também subscrita pelas concelhias e respectivas equipas da JP Almada, JP Seixal e JP Montijo, e consequentemente aprovada pelos 642 congressistas, sem qualquer voto contra, naquele que foi o maior órgão deliberativo juvenil do ano. Durante o inicio do Congresso, foi passado um vídeo com o balanço do ultimo mandato dos órgãos nacionais, onde foi possível constatar o crescimento e força da Juventude Popular.

Os Congressos Nacionais da JP são o espaço para a saudável apresentação e discussão de ideias entre os inúmeros jovens. Ao todo foram apresentadas um número recorde de Moções, 18 sectoriais e 2 globais, que, diga-se de passagem, foram todas aprovadas, exceptuando apenas uma, que não foi a votos. 

Na noite de Sábado houve larga discussão, que durou até às 5 da manhã, hora em que se votaram as moções. Desde Bragança até ao Algarve, do Alto Minho até ao interior alentejano, passando pelas ilhas, a JP com seus congressos e conselhos nacionais, mostra uma vitalidade própria daquela que é, sem dúvida, a melhor juventude partidária portuguesa, e que conta já com mais de 21 mil militantes. É a única juventude que não tem medo de se afirmar de direita, seja conservadora, liberal ou democrata-cristã, e é a única que actualmente luta, sem medo, contra o status quo socialista, seja vermelha, rosa ou laranja. É a única juventude que luta pelos seus valores, não calando a sua voz. 

Da minha parte é um prazer fazer parte de uma tão talentosa equipa, liderada por Francisco Rodrigues dos Santos, e de uma juventude recheada de valores promissores que, com certeza, darão muitas cartas por um futuro melhor do nosso país. Foi um congresso que me permitiu fazer amizades, conhecer novas pessoas de todo o país, ouvir ideias e debatê-las. Deu para assimilar e adicionar ideias ao portefólio e fazer amigos que com certeza o serão para o resto da vida.

Foi uma grande experiência. Venham os próximos desafios! Queremos Liderar Gerações.

 

António São Pedro

Vogal da JP Barreiro

Partilhe esta notícia