Decorre até ao dia 15 de maio, no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), o período de inscrições para as provas que visam avaliar os conhecimentos dos potenciais candidatos ao concurso especial de acesso ao ensino superior, Maiores de 23 anos (M23).

As provas para o concurso M23 são dirigidas a todos os cidadãos nacionais e estrangeiros, independentemente do nível de habilitações académicas, e que tenham completado 23 anos até ao dia 31 de dezembro de 2014. Após obtenção de nota positiva nas provas, os interessados têm a oportunidade de se candidatar aos cursos do IPS e de retomar os estudos, aprofundar conhecimentos e valorizar as competências adquiridas ao longo do seu percurso profissional, acedendo desta forma ao ensino superior.

O IPS disponibiliza vagas para 25 licenciaturas em áreas tão diversas como educação, animação sociocultural, comunicação, desporto, engenharia, tecnologia, ciências empresariais e saúde. Para além disso, no ano letivo 2015/2016, as provas realizadas no âmbito dos M23 dão também acesso aos 19 novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) do IPS, que se encontram submetidos à aprovação da tutela.

Os interessados podem candidatar-se a vários cursos, considerando o limite estipulado pelas Escolas Superiores do IPS e que cada candidatura carece de um processo próprio, respetiva documentação e pré-requisitos (se necessários), pois cada prova de acesso é válida apenas na Escola e para o curso pretendido.

Com o objetivo de elucidar sobre todo o processo e de prestar um acompanhamento próximo aos candidatos, desde o momento de candidatura até à realização das provas, o IPS promove três sessões de esclarecimento. As sessões têm lugar pelas 19h00, nos dias 09 de abril e 07 de maio no campus do IPS em Setúbal e no dia 23 de abril no campus do IPS no Barreiro.

Sendo a matemática uma disciplina fundamental em diferentes cursos do ensino superior, as Escolas Superiores de Tecnologia do IPS realizam cursos intensivos nesta área. Os cursos visam não só preparar os candidatos para a prova de ingresso para os M23, como os futuros candidatos aos CTeSP, que necessitem de realizar a prova de acesso ou não disponham do 12º ano completo. Na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) as inscrições para o curso encontram-se a decorrer até 11 de maio e na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS) até 13 de abril, devendo ser realizadas no portal de cada escola em www.estsetubal.ips.pt e www.estbarreiro.ips.pt, respetivamente.

Partilhe esta notícia