Terminou hoje [13 de maio] o I Congresso Internacional de Contabilidade Pública, organizado pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS) em parceria com a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), que reuniu em Setúbal, durante dois dias, mais de 300 participantes provenientes de Portugal, Brasil e Espanha.

 

tema em análise foi o novo SNC-AP (Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas). Os congressistas analisaram e debateram o atual e futuro papel da contabilidade pública, com especial foco nos desafios que a administração pública tem presentemente devido à mudança para o novo sistema de contabilidade, que entrará em vigor em janeiro de 2017.

 

A elevada recetividade dos profissionais e as 65 comunicações científicas apresentadas durante o congresso demonstram “a relevância deste tema não só do ponto de vista da academia como dos profissionais que desempenham funções ao nível da contabilidade e gestão financeira”, referiu o Presidente do IPS, Prof. Doutor Pedro Dominguinhos. O Dirigente salientou ainda que “o envolvimento da academia, neste caso do Politécnico de Setúbal, é essencial para construir conhecimento que permita avançar na implementação do novo sistema […] para que naturalmente o Estado consiga fazer um reporting consolidado de todas as suas administrações”.

 

Nesta que foi a primeira edição do evento, o Bastonário da OCC, Dr. Domingues de Azevedo, frisou também a importância da participação das entidades de ensino superior no processo de mudança para o novo sistema, no qual “a academia é o símbolo do desenvolvimento e da extensão do nosso próprio conhecimento”, acrescentando ainda que “o Instituto Politécnico de Setúbal foi feliz em gerar esta oportunidade de termos uma discussão prévia e muito aprofundada sobre o assunto”.

 

O evento constituiu-se como um espaço de partilha e reflexão sobre o caminho a percorrer para que a mudança para o novo SNC-AP decorra da melhor forma, permitindo ainda analisar diferentes formas de trabalho de outros países, o que contribuiu para a difusão de conhecimento na área da contabilidade pública.

 

Mais informações no portal congressocp.occ.pt

Partilhe esta notícia