A 7a Edição da Geração Depositrão da ERP Portugal já começou e conta com a participação de mais de 37 mil alunos de Setúbal, representando 54 escolas do distrito. Mais uma vez, esta iniciativa apela à recolha e ao correto tratamento de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores), envolvendo as escolas e a comunidade local nesta missão.

Com esta iniciativa, que integra o Programa Eco-Escolas, da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), a ERP Portugal pretende introduzir o tema da gestão destes resíduos junto dos mais novos, tendo as escolas como agentes importantes na divulgação e introdução de boas práticas. “É de salientar que a última edição da Geração Depositrão recolheu mais de 300 toneladas destes resíduos encaminhados para tratamento e reciclagem, o que representa um crescimento de 36% relativamente à edição anterior. O envolvimento cada vez maior das escolas reflecte-se no aumento dos volumes recolhidos, bem como no reconhecimento das escolas como pontos de recolha.” afirma Filipa Moita, Responsável de Comunicação e Sensibilização da ERP Portugal.

No final do ano letivo as escolas serão reconhecidas de acordo com o peso total de resíduos recolhidos, segundo dois critérios: peso absoluto e peso por aluno.

Estas escolas receberão prémios oferecidos pelos patrocinadores da campanha: micro-ondas (Orima), cartão Pingo Doce no valor de 500€ a encaminhar a instituições locais e 600€ em novos equipamentos (Worten).

Para além da atividade de recolha as escolas respondem a desafios criativos, segmentados por grau de escolaridade (Ensino Básico, Secundário e Superior), que promovam o contacto com os principais conceitos a ter em conta nesta matéria.

Partilhe esta notícia