Mais de trezentos atletas campeões nacionais em 2015 marcaram presença em Setúbal para a Gala dos Campeões da Canoagem Portuguesa, evento do programa Cidade Europeia do Desporto 2016, realizada no sábado à tarde, no Fórum Municipal Luísa Todi.

A gala anual, promovida pela Federação Portuguesa de Canoagem, consagrou inúmeros canoístas portugueses pelo trabalho desenvolvido durante a época transata.

A iniciativa, que contou com a presença de várias figuras públicas, como a antiga maratonista Rosa Mota e o presidente do Comité Olímpico Português, José Manuel Constantino, teve como ponto alto a entrega dos troféus referentes a 2015.

Entre os galardões atribuídos, destaque para o de Treinador do Ano, atribuído a Hélio Lucas e José Carvalho Sousa, responsáveis pelos kayaks masculinos seniores nacionais, assim como para o troféu Equipa e Atleta Masculino e Feminino do Ano, entregue a Francisca Laia, medalha de prata no Mundial Sub-23 e bronze no Europeu em K1 200 metros, e Fernando Pimenta, que conquistou, entre outras, a medalha de bronze em K1 1000 metros no Campeonato do Mundo e prata nos Jogos Europeus.

De salientar, ainda, o troféu Jovem Promessa, entregue a João Amorim, campeão do mundo de Maratona em C1 Júnior.

O vereador com o pelouro do Desporto, Pedro Pina, sublinhou que a realização de uma gala com estas características em Setúbal é um reflexo dos esforços que a Autarquia tem desenvolvido no âmbito do programa do título de Cidade Europeia do Desporto que ostenta ao longo de 2016.

O autarca salientou, ainda, que a Câmara Municipal vai continuar a realizar uma forte aposta no desenvolvimento desportivo no concelho mesmo após terminar o programa europeu que decorre atualmente.

Pedro Pina reforçou que Setúbal é um concelho dotado de vários equipamentos urbanos que permitem a prática e a promoção das mais variadas atividades desportivas, recordando ainda algumas condições naturais que rodeiam a cidade, como o rio Sado e a Serra da Arrábida, altamente propensos ao desenvolvimento de diversas modalidades.

A Gala dos Campeões da Canoagem Portuguesa reuniu a presença de mais de meio milhar de agentes da modalidade, numa iniciativa aberta ao público em geral, de entrada livre.

Durante a manhã, na antecipação do evento, uma tenda instalada defronte ao Fórum Municipal Luísa Todi promoveu a prática da canoagem junto do grande público.

Partilhe esta notícia