Decorreu ontem no dia 15 de julho, pelas 11h00, no campus de Setúbal do IPS, a cerimónia de tomada de posse da nova Diretora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), Prof.ª Doutora Maria Alice Gois Ruivo.

 

Para a nova Diretora da ESS/IPS, o início deste novo ciclo “constitui uma oportunidade privilegiada para celebrar a ação empenhada de todos quantos colaboraram neste percurso” e que contribuíram “para a consolidação de uma escola capaz de se adaptar às mudanças da atualidade e de assegurar a criação de valor e saber ao longo dos tempos”. Considerando a presença ativa da ESS/IPS na educação de profissionais de saúde, a Prof.ª Doutora Maria Alice Ruivo, frisou, ainda, que a nova equipa de direção da Escola “pretende comprovar o papel de relevo desempenhado pela instituição na constante busca de soluções educativas inovadoras, ao nível da formação, investigação, relação com a comunidade, internacionalização e contributo para uma gestão sustentável, sendo ao mesmo tempo proporcionadora de progresso”.

 

A Diretora Interina da ESS/IPS, Prof.ª Doutora Madalena Silva, que ontem cessou funções, referiu que o período de trabalho na direção da escola “foram meses intensos e ricos, com uma aprendizagem diária”, acreditando que agora com a eleição da nova equipa “vamos então ter um novo começo, novas formas de ver a instituição, de a entender e de a fazer crescer”.

 

A cerimónia contou ainda com a intervenção da Prof.ª Fernanda Pestana, primeira Diretora da ESS/IPS, que recordou o início do percurso da ESS/IPS em 2000, reforçando que “ao longo destes 14 anos construímos uma escola que se conseguiu afirmar junto dos seus pares a nível nacional e internacional e tal só foi possível pelo empenho, dedicação, profissionalismo e competência do nosso corpo docente e de funcionários não docentes.” Na opinião da atual Vice-presidente do IPS os desafios que hoje se colocam podem tornar-se “em oportunidades de consolidação da nossa posição no contexto do ensino superior e também no contexto da nossa região, para o que contaremos seguramente, tal como até aqui e cada vez mais, com o estabelecimento de parcerias fortes com a comunidade envolvente.”

 

O Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, encerrou a sessão sublinhando a qualidade do trabalho desenvolvido pela ESS/IPS, que tem vindo a afirmar-se “em termos pedagógicos, científicos e na ligação à comunidade, quer a nível nacional quer a nível internacional”, sendo que na instituição “a aposta na inovação pedagógica foi e é marca distintiva, a par da investigação aplicada”. Para o Prof. Doutor Pedro Dominguinhos “reforçar a qualidade do ensino e incrementar a oferta formativa”, bem como a aposta na investigação no ensino superior, tratam-se de aspetos essenciais “para afirmação de um IPS mais forte, coeso e que responda aos desafios que se nos apresentam”.

 

A cerimónia contou com a presença de diversos representantes de entidades que atuam na área social, da saúde, do meio académico e da comunidade IPS.  Na sessão tomaram, igualmente, posse a Prof.ª Doutora Ana Paula Mendes e a Prof.ª Mariana Pereira como Subdiretoras da ESS/IPS.

 

 

Fonte: IPS