A passagem dos 155 anos da elevação de Setúbal a cidade, a 19 de abril, é assinalada com um programa comemorativo que inclui um concerto pelo Coro do Município Afina Setúbal, após uma cerimónia protocolar, nos Paços do Concelho, além de, noutra data, uma conferência sobre mobilidade urbana.

O programa comemorativo, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, inclui, às 09h00, a habitual cerimónia protocolar do hastear da bandeira do município, nos Paços do Concelho, a que se segue um período de alocuções.

Uma hora depois, às 10h00, igualmente no edifício-sede da Autarquia, há um concerto pelo coro Afina Setúbal, projeto musical formado por funcionários municipais, com direção do maestro Nuno Batalha.

As celebrações dos 155 anos da elevação de Setúbal a cidade contam, igualmente, com a iniciativa “Paços do Concelho de Portas Abertas”, que dá a oportunidade ao público de conhecer alguns dos espaços mais emblemáticos do edifício.

A Sala do Município, núcleo museológico que expõe documentos que remontam ao reinado de D. Pedro V, monarca que, a 19 de abril de 1860, decretou a elevação de Setúbal a cidade, é paragem obrigatória na atividade.

A visita guiada, que inclui o Salão Nobre, contextualiza histórica e culturalmente as comemorações. A iniciativa decorre às 10h30, com inscrições pelo endereço de correio eletrónico sprp@mun-setubal.pt.

No âmbito das comemorações do 155.º aniversário da Elevação de Setúbal a Cidade realiza-se ainda, dia 22, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a conferência “Setúbal em Movimento – Mobilidade para Todos”, com a presença do vereador do Urbanismo da Autarquia, André Martins.

Partilhe esta notícia