O Pinheiro Manso esteve em destaque em mais uma edição da semana verde, que ocorreu de 16 a 21 de março. A iniciativa foi organizada pela Casa do Ambiente da Câmara Municipal do Montijo. A semana verde foi mote para a distribuição de cerca de 150 exemplares desta espécie e para a plantação de pinheiros, realizada por jovens, na zona ribeirinha. Seniores e crianças participaram nas comemorações do Dia Mundial da árvore. Um workshop de comida saudável e um momento de chá do pinheiro foram outras das atrações de uma semana dedicada ao ambiente.

Na zona ribeirinha, no dia 17 de março, alguns alunos do 7.º e 8.º ano e do ensino especial da Eco Escola EB D. Pedro Varela participaram na Plantação de Pinheiros Mansos, na Zona Ribeirinha (Rua da Bela Vista).

No domingo, dia 20 de março decorreu, com sucesso, o workshop sobre “Alimentação Saudável e Sustentável” no Fórum Montijo, uma parceria com a loja de Borla. Aqui os participantes ficaram a conhecer receitas originais, deliciosas e saudáveis.

O Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas, no dia 21 de março, teve início com a oferta de árvores (pinheiros mansos), no átrio da Junta de União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

À tarde, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta e a vereadora Maria Clara Silva estiveram presentes na já tradicional “Plantação da Árvore da Cidade” no Parque Municipal, acompanhado pelas crianças do ATL “Miúdos e Graúdos” e por idosos do Gabinete Sénior.

O autarca referiu que a árvore é um elemento fundamental da cidade. “Ao plantar hoje uma árvore, deixamos uma marca para o futuro, porque essa árvore vai perdurar centenas de anos, ou seja, duas ou três gerações de montijenses vão usufruir dos seus benefícios e, é por isso, que o valor do ambiente tem em si um momento de solidariedade entre gerações”, disse.

A edição da Semana Verde 2016 terminou com uma degustação de Chá do Pinheiro na Casa Mora.

Até ao final da semana os interessados podem levantar um exemplar de Pinheiro Manso na Casa do Ambiente.

Partilhe esta notícia