Na Baixa da Banheira

“Moços D’Uma Cana” ao vivo no Fórum Cultural

 

No dia 28 de novembro, pelas 16:00h, sobem ao palco do auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira, os “Moços D’Uma Cana”
“Moços D´Uma Cana” surgem de um projeto do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, em parceria com o Município e a Junta de Freguesia, bem como da Cortiçol – Cooperativa de Informação e Cultura. Este projeto engloba a construção e o ensino do toque da viola campaniça em âmbito escolar. Uma vez terminado o percurso escolar, os alunos envolvidos decidiram formar-se como associação/grupo em prol da defesa da construção e do toque da viola campaniça, bem como do cante alentejano, realizando workshops de construção e espetáculos em torno da tradição.

A entrada é gratuita mediante reserva antecipada e levantamento de bilhetes a partir 13 de novembro.

 

Oficina de Viola Campaniça – Fases de construção e iniciação ao toque

 

Antes do espetáculo dos “Moços D´Uma Cana”, pelas 14:30h, o público é convidado a uma demonstração teórica/prática, revelando os sucessivos passos da construção de uma viola campaniça, onde é demonstrado todo o processo de construção: madeiras e ferramentas utilizadas, as várias partes da viola (ex. braço, ilhargas, cerquilhos, cavaletes, escalas, entre outros). No final da oficina, os participantes interessados aprendem os primeiros passos do toque da viola.

A participação na oficina é limitada à lotação máxima de 30 pessoas. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas presencialmente ou pelo telefone 210 888 900, no horário da bilheteira.

 

Horário da Bilheteira:

De 3ª a sábado – 14:30h às 19:30h

Dias de espetáculo e cinema – uma hora antes do início do espetáculo ou sessão.

Os bilhetes podem ainda ser reservados, através do telefone 210 888 900, no horário de funcionamento da bilheteira. As reservas têm de ser levantadas, no máximo, até 1h antes do início do espetáculo, com um limite de cinco bilhetes por reserva.