É no Montijo que, anualmente, se realiza o maior evento nacional dedicado ao modelismo. Este ano, não será exceção e pelas mãos da Associação de Modelismo do Montijo, nos dias 28 e 29 de setembro, o Pavilhão Municipal n.º 2 recebe a 18.ª edição da Exposição e Concurso Modelscala. 

Os números são elucidativos da dimensão que o Modelscala atingiu: são mais de 150 modelistas de Portugal, Espanha, Bélgica, França, Itália e até da Venezuela, 800 peças em exposição/concurso e a expetativa de 2000 visitantes. 

Sempre procurando manter a qualidade e a diversidade do evento e, simultaneamente, com a preocupação de introduzir novidades, este ano o Modelscala tem como tema especial o cinema, permitindo a criação de uma exposição bastante abrangente. Também vai focar atenção no modelismo de veículos civis

Como habitualmente, o Modelscala tem uma área expositiva e, também, uma zona comercial que contará com lojas da especialidade, tanto portuguesas como espanholas. Não vão faltar, também, os workshops gratuitos com formadores de qualidade. 

A Associação de Modelismo do Montijo foi criada em 3 de setembro de 1998, por um grupo de amigos modelistas que nessa altura já sentiam vontade de levar mais longe o seu hobby.  Desde a sua criação, dinamizaram inúmeras iniciativas, procurando divulgar a modalidade. Enquadrado nessa estratégia, no ano de 2000, iniciaram o Modelscala, que rapidamente se transformou no evento modelístico de referência em Portugal. 

A entrada é livre. Pode visitar a 18.ª edição do Modelscala no dia 28 de setembro, das 15h00 às 20h00, e no dia 29, das 10h00 às 16h00.