A Câmara Municipal do Montijo associa-se à Rede Portuguesa de Moinhos para comemorar o Dia Nacional dos Moinhos (7 de abril) e o Dia dos Moinhos Abertos (9 e 10 de abril).

Nestes dias estarão abertos ao público o Moinho de Maré do Cais, o Moinho de Vento do Esteval e o Moinho de Galgas, sediado no Museu Agrícola da Atalaia. No Dia Nacional dos Moinhos, entre as 14h00 e as 17h30, os três espaços museológicos estarão abertos para visitas livres.

Já nas datas de comemoração do Dia dos Moinhos Abertos vão decorrer visitas livres e visitas guiadas. No dia 9 de abril (sábado), das 14h00 às 17h30, poderá visitar e apreciar com total disponibilidade e à sua vontade o interessante património molinológico do Montijo, nomeadamente o Moinho de Maré do Cais e o Moinho de Galgas do Museu Agrícola da Atalaia.

No dia 10 de abril (domingo), entre as 15h00 e as 19h00, para além das visitas livres tem, ainda, a opção de agendar uma visita guiada. Sob marcação prévia, os técnicos da Câmara Municipal do Montijo vão realizar visitas guiadas à Moinho de Maré do Cais (15h00), ao Moinho de Vento do Esteval (15h45) e ao Moinho de Galgas do Museu Agrícola da Atalaia (16h30).

O Dia dos Moinhos Abertos é promovido pela Rede Portuguesa de Moinhos, pela Etnoideia, com o apoio da TIMS – Sociedade Internacional de Molinologia, com o objetivo principal de sensibilizar o público em geral para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais.

Nesta décima edição do Dia dos Moinhos Abertos, a Câmara Municipal do Montijo pretende demonstrar, mais uma vez, a importância dos moinhos tradicionais para a história, a cultura e a identidade do nosso concelho.

A participação nas comemorações do Dia Nacional dos Moinhos e no Dia dos Moinhos Abertos é gratuita. Informação e marcações de visitas guiadas através do 21 232 78 67 ou do email cultura@mun-montijo.pt.

Uma excelente oportunidade para descobrir mais sobre a temática dos moinhos e sobre a história do concelho do Montijo. Participe!

Partilhe esta notícia