No sábado, 11 de abril, a partir das 10h, Montijo recebe a cerimónia de Abertura do Ano Náutico da Marinha do Tejo, num ato simbólico organizado pela Associação Náutica Montijense (ANAU), com o apoio da Câmara Municipal do Montijo.

A cerimónia vai reunir representantes de entidades oficiais, membros de diversas associações náuticas e proprietários de embarcações do Rio Tejo, entre outros. A comitiva participante será recebida nas instalações da ANAU, junto à Frente Ribeirinha, irá visitar o Moinho de Maré do Cais e restante envolvente da Frente Ribeirinha, seguindo-se um almoço-convívio.

O evento promete ser uma verdadeira montra viva de elementos elucidativos das atividades náuticos e do Rio Tejo. Em plena Frente Ribeirinha do Montijo, no Cais das Faluas, vão estar fundeadas diversas embarcações típicas como canoas, catraios e varinos.

No Passeio do Cais, a ANAU irá expor uma embarcação (um catraio) com uma arte de arrasto e haverá, igualmente, a presença de um pescador a coser e a tingir redes, como forma de recriar as artes relacionadas com a pesca e com o rio.

A ANAU foi criada em 2009 com o objetivo de promover atividades relacionadas com a náutica e fomentar o convívio entre os amantes de barcos típicos do Tejo e do mar.

Partilhe esta notícia