Na próxima segunda-feira, dia 15 de dezembro, terá lugar na Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva, às 17h30, a apresentação do livro “Treinar o treinador: A tomada de decisão no futebol” de Nuno Guia e Duarte Araújo.

O painel de oradores contará com Cédric Soares e Mauricio, jogadores do Sporting Clube de Portugal, Nuno Luz, jornalista da SIC, Rui Pataca ex treinador do US Creteil Lusitanos, Rui Neves, dirigente do Clube Olímpico do Montijo e Joaquim Carreira Tapadinhas, mestre em História Política e Social.

Nuno Guia, autor da obra, licenciado em Educação Física e mestre em Psicologia do Desporto, foi jogador profissional de futebol durante 14 anos e 13 anos treinador de futebol e treinador adjunto. Trabalhou no futebol em Portugal, Angola e Tunísia. Fez diversas comunicações em congressos nacionais e internacionais sobre futebol e publicou diversos artigos sobre o tema.

Por sua vez, Duarte Araújo, co-autor da obra, presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto é, também, professor da Faculdade Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Premiado internacionalmente pela sua investigação em perícia, análise da performance e tomada de decisão individual e colectiva. Publicou inúmeros artigos científicos em revistas internacionais e livros sobre ciências do desporto.

O livro centra-se nos cenários de tomada de decisão, que resultam de entrevistas efetuadas a treinadores portugueses de alto nível, que apresentaram situações competitivas com que se depararam no decurso da sua atividade. Este relato e resolução de casos práticos reais (nove ao todo), a que a maior parte das pessoas não tem acesso, é apresentado de modo a que treinadores possam aprender e treinar a decidir.

O livro pretende ser um, verdadeiro, “tributo aos treinadores de futebol, uma profissão exigente, apaixonante e de risco”.

Partilhe esta notícia